Seja feliz rindo muito

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

“Rir é o melhor remédio” – todos já escutamos esse velho ditado popular. Mas você já parou para pensar nos benefícios que uma boa risada pode trazer ao corpo e à mente? O riso faz com que o cérebro libere endorfina e serotonina, substâncias responsáveis por efeitos analgésicos e de bem-estar. “O mundo necessita de sorrisos, quando rimos desfraldamos a bandeira da paz à humanidade. Viemos ao mundo para sermos felizes”, conta o embaixador do riso Paulo Barddal.

O programa Caminho para a Saúde, transmitido pela Rádio Uninter no dia 09.jun.2021, com a mediação de Evandro Tosin e Dirceu Krainski, recebeu Paulo como convidado especial. Ele é especialista na técnica da “yoga do riso”, criada pelo médico indiano Madan Kataria, em 1995. “O yoga do riso deve ser visto como atividade física, que combina o riso com técnicas de respiração do yoga. Através de movimentos corporais, contato visual e espírito infantil, a risada é simulada até que ela venha a se tornar real”, explica Paulo. A técnica é difundida nos Clubes do Riso, que têm sedes em diversas capitais brasileiras, como Curitiba e Rio de Janeiro.

Em material oficial divulgado na internet, através da Laughter Yoga University, o médico Madan Kataria explica os benefícios da proposta terapêutica: “Não só ajuda a prevenir doenças, como tem efeito de cura. Uma dose diária de riso tem o poder de aliviar o estresse e elevar a alegria. Talvez seja a melhor terapia de saúde alternativa para alcançar o bem-estar completo”, acrescenta o “guru do riso”, como é chamado.

As técnicas podem ser realizadas tanto em grupo quanto individualmente. Para isso, o segredo é tentar ser menos sério e levar a vida com um pouco mais de leveza. O yoga do riso, com suas técnicas de respiração e exercício, permite desenvolver a capacidade de rir sem motivo algum, sendo simplesmente nós mesmos.

“Com o yoga do riso, aprendi a transformar minha dor em riso, pois através dessa incrível técnica vejo alegria e felicidade nas coisas lindas da vida. Essa é uma ferramenta sagrada”, conta Dirceu, que é integrante do grupo os Praiaços. Ele procurou a técnica para melhorar sua atuação como palhaço no contato com pessoas em lares de idosos.

“Rir é uma ferramenta de baixo custo e alto impacto, que fornece força nas adversidades e nos ajuda a encarar os desafios da vida com mais resiliência”, conclui Paulo.

Para acompanhar a entrevista completa, basta clicar aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *