Diagnóstico de mal de Parkinson não foi o fim para Dirceu, e sim um recomeço

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Ele poderia ter se escondido, mas preferiu se mostrar. E com alegria, entusiasmo e muita vontade de viver. Dirceu Krainski hoje é o Praiaço Virgulino, criador do grupo Os Praiaços, que surgiu na orla da praia de João Pessoa (PB), fazendo intervenções de conscientização para a preservação ambiental. Dirceu conheceu Gustavo Peres, seu companheiro de grupo, em um curso de teatro na capital paraibana, e juntos criaram o projeto que tem a missão de valorizar a vida, levando alegria a idosos residentes em lares de longa permanência e portadores do parkinsonismo.

A escolha da figura do palhaço se deve ao fato do ser uma personagem caricata, que se identifica com a pureza infantil, que transforma a vida em alegria e transborda leveza. É assim que Dirceu descreve a maneira como ele atua, buscando valorizar a figura do idoso. Em suas ações, demonstra que para amar não existe limitação, trata-se apenas de um ato puro que vem do coração, e que às vezes um sorriso em uma conversa olho no olho pode ser um gesto transformador para essas pessoas, muitas vezes abandonadas nos lares de longa permanência.

“Há uma disseminação do conceito de que o idoso atrapalha. Mas a gente não pode esquecer que todos seremos idosos um dia, e que poderíamos utilizar toda a sabedoria para melhorar o mundo, melhorar nossas vidas”, diz Dirceu.

O Brasil conta hoje com uma população de mais de 32 milhões de pessoas acima da faixa de 60 anos, conforme apontam os dados divulgados pelo IBGE. O grupo Os Praiaços procura levar carinho e alegria aos idosos, realizando visitas periódicas aos lares de João Pessoa. As atividades presenciais acabaram sendo suspensas devido à pandemia, e aos poucos foram retornando no formato de distanciamento solidário.

Dirceu Krainski e Gustavo Peres foram entrevistados no programa Caminho para Saúde, transmitido pela Rádio Uninter, com mediação de Evandro Tosin, no dia 12.mai.2021. A entrevista continua disponível no site.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *