Alunos de Farmácia da Uninter fabricam 125 litros de álcool 70% para a comunidade

Autor: Evandro Tosin - Assistente de Produção Multimídia

Para contribuir com a redução da transmissão do Covid-19, o curso de Farmácia e alunos do programa CRF-PR Júnior realizaram a fabricação de álcool 70% líquido que será destinado à população de Curitiba de forma gratuita. A ação foi viabilizada com recursos financeiros da Fundação Wilson Picler e da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades.

Foram nove horas de produção no laboratório de microbiologia da Uninter, localizado na Unidade Divina Providência, em Curitiba. A ação resultou em 500 frascos de álcool, totalizando 125 litros para doação. A fabricação no laboratório da Uninter ocorreu nos dias 28.nov.2020, 02 e 08.dez.2020.

Os estudantes foram orientados pelo coordenador do curso de Farmácia da Uninter, professor Vinicius Bednarczuk de Oliveira. A professora e coordenadora do CRF Jr – Comissão Acadêmica Local (CAL) da Uninter Patrícia Rondon Gallina também auxiliou os futuros farmacêuticos na atividade. Ao todo, cinco estudantes atuaram no processo produtivo: Mirialys Luna de La Cruz, Flávia Cristina Hartmann, Beatriz Franco Dias, Mariana Lira de Souza e Marciana Silva. Porém, foram divididos em grupos de no máximo três atuando ao mesmo tempo no laboratório.

O CRF-PR Júnior é um programa que faz uma ponte entre o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) e os estudantes de cursos de graduação em Farmácia no Estado do Paraná, contribuindo para o desenvolvimento da profissão do Farmacêutico e valorizando sua importância na sociedade. Alunos matriculados e em situação regular nos cursos de Farmácia devidamente reconhecidos no Ministério da Educação e Cultura (MEC) podem participar.

“Hoje finalizamos mais um importante projeto, a Fundação Wilson Picler e a Uninter nos proporcionaram novamente a oportunidade de produzir frascos de álcool 70% que serão doados para o combate ao Covid-19 neste momento em que estamos novamente sofrendo com a propagação do vírus”, relata Patrícia, docente da Uninter e líder da Comissão Acadêmica Local (CAL).

As instituições de ensino superior precisam elaborar uma Comissão Acadêmica Local (CAL) com no mínimo de sete estudantes, eleitos entre os acadêmicos, e que são considerados “Representantes Acadêmicos”, com um representante e um suplente em cada instituição de ensino.

O álcool em concentração 70% possui quantidade apropriada de água para a entrada no interior do microrganismo (bactérias, fungos ou vírus), resultando em sua eliminação, além de ser um antisséptico e desinfetante.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Produção Multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *