Para pensar o direito previdenciário como ciência, e não só como procedimento

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Entre as opções de pós-graduação em Direito ofertadas pela Uninter está o curso de Direito Previdenciário e Prática Processual, disponível desde maio de 2019. Ofertado em parceria com a Escola de Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR), o curso já conta com mais de 60 pós-graduandos matriculados.

Para aprofundar seus conhecimentos nesta área, nos dias 7 e 8.nov.2019 professores da Uninter participaram do II Congresso Sul Brasileiro de Direito Previdenciário, organizado pelos advogados e professores Melissa Folmann e Rafael Schmidt Waldrich.

O encontro, que tinha como objetivo reunir advogados e estudiosos do ramo para discutir as questões do direito previdenciário, aconteceu na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC), e contou com oficinas, estudos de caso e palestras.

Arthur Augusto Garcia, professor e tutor dos cursos de Direito da Uninter, foi um dos docentes que participou do congresso. Ele conta que uma de suas motivações para ir ao evento foi, justamente, a oportunidade de atualizar-se sobre o assunto e trazer essas novidades para a instituição. “Fui lá para trazer as atualizações, em virtude da reforma da Previdência que teve agora, para que possamos inserir nos nossos cursos e também para eu poder me atualizar e atualizar os demais professores”, comenta.

O professor ainda menciona que participar do encontro foi uma experiência muito enriquecedora. “Não só em virtude da reforma da Previdência como um todo, mas porque o congresso tem um viés, também, de discutir ontologicamente a reforma. Por que que ela veio, como ela veio, como vai acontecer daqui para frente, quais são as mudanças de paradigmas que as pessoas que trabalham com direito previdenciário vão ter que ter? Tudo isso é, também, o que a gente tenta trazer para o nosso curso. O pensar o direito previdenciário como uma ciência, e não só como um procedimento ”, explica.

Além de Arthur, a Uninter foi representada pelos professores André Luiz Bittencourt e Adriane Bramante. Isso sem contar a idealizadora do encontro, Melissa Fomann, e o professor José Antonio Savaris, que fazem parte da esquipe da ESMAFE-PR.

 A parceria

Desde 2018 a Uninter trabalha em conjunto com a Escola de Magistratura Federal do Paraná oferecendo outras duas opções de pós-graduação na área de direito, além do curso de Direito Previdenciário e Prática Processual: Práticas de Advocacia na Justiça Federal e Direito Animal.

A parceria, que surge como uma oportunidade de crescimento para as duas instituições, junta a melhor estrutura tecnológica para a educação a distância (EAD) da Uninter, com os melhores profissionais da área, da ESMAFE-PR. Para o professor Arthur, essa parceria é muito importante e faz toda a diferença para os estudantes.

“É importante a gente fazer um curso bem atualizado, principalmente agora, e como a gente tem essa parceria com praticamente todos os professores e as pessoas mais importantes do direito previdenciário, pelo menos do sul do país, nós já saímos na frente. E claro, o aluno que entra nos nossos cursos sai na frente junto com a gente, com esses cursos redondinhos, legais e que priorizam a democratização da educação através do EAD”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Arthur Garcia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *