PESQUISA

Um “ENFOC” nos direitos humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos existe há 70 anos. O documento é formado por 30 artigos e foi finalizado em Paris, poucos anos depois do final da Segunda Guerra Mundial. Esses artigos contemplam os direitos civis, econômicos, sociais e culturais de todo ser humano. Mas segundo o IPEA, só começaram ter maior aceitação nos anos 1960. Outro grande marco desse movimento foi a Conferência Mundial de Direitos Humanos, realizada em Viena, no ano de 1993.

Muitas nações ainda enfrentam grandes problemas para garantir esses direitos a suas populações. Além disso, há também má compreensão de seu verdadeiro significado pelos cidadãos. Tendo em vista essas dificuldades, os alunos da Uninter Lúcio Carvalho de Mello (Direito) e Naccer Cayc Ribeiro Donato (Teologia – EAD) se envolveram com o tema e produziram um artigo sob orientação do professor Eduardo Biacchi Gomes, apresentado no ENFOC 2018.

O trabalho dos estudantes traz uma reflexão legal, filosófica e histórica dos direitos humanos, fazendo um questionamento importante logo no título: “Qual O Propósito Dos Direitos Humanos Na Nossa Sociedade Contemporânea”?

“Iniciei esse artigo devido ao cenário político onde muito se dizia que direitos humanos só servem para defender bandido e outros absurdos. Entendi que o tema ‘Direitos Humanos’ ainda é pouco conhecido e, pior, mal divulgado”, comentou Lúcio sobre o que o levou a participar do grupo de pesquisa.

Quanto à participação no ENFOC, o estudante de Direito destacou que reforça o ânimo para pesquisar, além de ser um ótimo espaço para compartilhar e discutir ideias. “Resumidamente, o ENFOC é a cereja no bolo de um idealista como eu”, finalizou Lúcio.

Segundo Naccer, participar do evento foi bom, mesmo que não pudesse estar presente. Além de que, com a pesquisa, o aluno de Teologia pode ganhar mais conhecimento e experiência na área de pesquisa, e teve a oportunidade de apresentar o artigo no Polo da Uninter em Aracaju.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *