LITERATURA

Livro traz relações do ensino com jogos e brincadeiras

Aproximar a educação do universo lúdico é uma estratégia frequentemente buscada na pedagogia moderna. No curso de Educação Física, em que a ludicidade é um elemento fundamental, são desenvolvidas técnicas e metodologias para a utilização de jogos com fins educacionais. No dia 26 de outubro, no campus Garcez da Uninter, em Curitiba, aconteceu o evento intitulado “Brincadeiras: Tempos e Lugares”, juntamente com o lançamento do livro “Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas”, do professor e escritor Alexandre Loro.

A palestra foi uma oportunidade para que os alunos do curso tivessem contato direto com um professor da área de Educação Física que é  também autor de material didático usado por eles. Como explica o coordenador, professor Marcos Ruiz da Silva, “O objetivo foi proporcionar aos alunos um contato com professor que tenha feito algo além da sala de aula. Além disso, o autor traz no livro pontos que auxiliam e enriquecem a discussão apontando novos aspectos sobre o tema”, observa Marcos.

Alexandre aproveitou o evento para fazer o lançamento oficial de seu livro, publicado pela Editora Intersaberes. Durante sua fala, o professor fez os alunos pensarem a respeito do caminho que se percorre para, a partir da prática profissional, tornar-se um autor de livros de referência na área. “Para escrever sobre algum tema, o professor precisa ter formação e conhecimento notório na área”, fala Marcos.

O curso de Educação Física é oferecido em duas formas de diplomação: a licenciatura, voltada para o estudante que pretende seguir carreira em instituições de ensino, e o bacharelado, para quem deseja atuar nas demais áreas em que o profissional se encaixa. Em ambas, trabalhar os aspectos lúdicos da aprendizagem é uma habilidade fundamental.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *