CIÊNCIA POLÍTICA

Quando a inteligência está a serviço da vigilância dos políticos

A Ciência tem por finalidade tirar o véu das aparências e pôr a nu a realidade, tal qual ela é em sua essência. E faz isso por meio de métodos científicos, sem a preocupação de atender a interesses determinados, em busca de explicações e soluções para problemas sociais. Entre os vários campos de estudo das ciências, está o político. Como se dão as relações entre os agentes políticos, a quais interesses eles atendem?

A Ciência política se dedica a esses esclarecimentos – ou pelo menos tenta desmistificar esse campo da vida pública. Um dos espaços de discussão se dá na Jornada de Pesquisa e Extensão, realizada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR). Em sua nona edição, neste ano a jornada acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, na própria Câmara dos Deputados, em Brasília, com o tema “O espaço da democracia: desdobramentos políticos e reflexos na gestão do Poder Legislativo”.

O evento pretende contribuir com a ampliação de espaços para a reflexão e o debate interdisciplinar e interinstitucional, respeitando as diversidades interpretativas e favorecendo a abertura de novas perspectivas de análise e estratégias políticas. É uma oportunidade de divulgação de trabalhos de pesquisadores brasileiros, no âmbito acadêmico e político-institucional. As pesquisas que serão apresentadas passaram por uma seleção às cegas, ou seja, o trabalho enviado não podia indicar o nome dos autores.

Entre os trabalhos selecionados está um artigo científico produzido por uma professora e um egresso da Uninter. O estudo, intitulado “Inteligência política a serviço da vigilância sobre as atividades parlamentares: as empresas de consultoria política de representação de interesse”, trata da identificação e análise das diversas atividades realizadas por empresas de consultoria política especializadas em representação de interesses, cujo foco principal seja a defesa de interesse junto aos parlamentos, em especial da Câmara dos Deputados.

Olhos voltados ao mercado

O artigo científico foi desenvolvido pela professora do curso de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política (NUPP) da Uninter, Audren Azolin, junto com o ex-aluno de Ciência Política Luiz Fernando Nunes Moraes. Segundo Audren, as pesquisas que saem do NUPP se relacionam estreitamente com o mercado de trabalho dos cientistas políticos.

“Nossas pesquisas tomam como norte as oportunidades que o mercado de trabalho vem oferecendo ao cientista político. Como exemplo, temos o recente reconhecimento da profissão de relações governamentais pelo Ministério do Trabalho. Assim, nossas pesquisas que já apontavam para este cenário tomam ainda mais impulso após este fato”, relata.

A jornada em Brasília tratará de temas sobre a gestão pública no Poder Legislativo em suas diversas abordagens: Ambiente Construído; Gestão Pública Legislativa; Estrutura e Funcionamento da Casa Legislativa, Relações Interpessoais e Interinstitucionais e Atividades Profissionais no Parlamento. Entre outras temáticas relacionadas às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *