METODOLOGIA DE ENSINO

Música, mestre! Quando aprender pode ser divertido

A palavra música tem origem do grego musiké téchne (μουσική τέχνη), ou “a arte das musas”. Pode ser entendida por outros significados, como organização de sons com intenções estéticas, arte e técnica de combinar os sons de forma melodiosa, ou a mais conhecida que seria a composição ou uma obra musical. Ela comunica e ajuda em algumas formas de expressões, pois, sendo uma linguagem universal, facilita em vários tipos de situações.

Considerando que a música pode ser usada em diversos momentos, a sua utilização dentro da sala de aula para auxiliar na aprendizagem ganha destaque no meio acadêmico. Focado na música como material de ensino, o professor Luís Fernando Lopes realizou a oficina “A música como instrumento didático de aprendizagem”, durante a Jornada Acadêmica de 2018 da Uninter.

O intuito da oficina foi proporcionar aos professores informação, conhecimento, dicas práticas e sugestões para tornar a aprendizagem mais eficiente com o uso da música como aliada, fazendo os participantes refletirem sobre maneiras de incluir a música na hora do ensino. “A ideia surgiu da minha experiência como professor nas aulas de Filosofia, Filosofia da Educação, Sociologia, nas quais comecei a usar a música como um recurso no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo quando os temas abordados eram mais complexos”, conta Luís.

Além de deixar a aula mais divertida, a música dentro da sala de aula colabora no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, explica o professor. Segundo ele, todos os momentos da oficina são voltados para a interação com o aluno. “O foco é a aprendizagem do aluno”, assegura.

A oficina, que aconteceu no dia 8 de fevereiro, foi realizada em três momentos. Primeiro, foi realizada uma dinâmica com o envolvimento da turma, onde os presentes puderam participar de exercícios de técnica vocal e outros que envolviam música. No segundo momento, foi realizada uma apresentação (mostrando exemplos) de como utilizar a música em sala de aula passando pela educação infantil, ensinos fundamental e médio e focalizando o uso da música no ensino superior. Por último, os professores foram convidados a montar uma aula introduzindo a música como instrumento de ensino.

Para aqueles que participaram da oficina, o tema é muito importante como um recurso de aprendizagem para prender a atenção dos alunos. Waldirene Bellardo, professora do curso de Pedagogia da Uninter, se entusiasmou com a proposta. “A ideia de participar da oficina é justamente pensar quais são as estratégias ou os percursos metodológicos que a gente pode construir em sala de aula para tornar a aula mais interessante, qual é o processo de seleção e como trabalhar com essa música. Não é só levar a música para a sala de aula, então tem todo um percurso e um cuidado didático”.

Apesar de a música ser o foco principal, poder auxiliar no crescimento educacional e ajudar na forma de como transmitir o aprendizado se tornou imã de interesse da oficina. “Assim, com a oficina, gostaria também de proporcionar a todos que atuam no campo educacional uma pequena contribuição para a reflexão e a melhoria constante do ensino-aprendizagem”, explica Luís.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Barbara Carvalho - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *