“Jornalismo não se faz sozinho”, diz Heródoto Barbeiro

Camila Toledo e Talita Santos – Estagiárias de Jornalismo

Professores, coordenadores, colaboradores e estudantes da Uninter tiveram uma manhã agitada na última segunda-feira (18). Em meio a risos e falas de alta relevância social, o jornalista Heródoto Barbeiro foi a presença ilustre da comemoração dos 10 anos do curso de Jornalismo da instituição. Com mais de 40 anos de carreira, muita credibilidade e carisma, Heródoto compartilhou suas experiências ao longo dos anos como jornalista.

A palestra “Comunicação e Crise Política no Brasil: o Papel dos Comunicadores na Busca de Alternativas com Heródoto Barbeiro”, aconteceu às 9h no campus Garcez, em Curitiba. Antes da palestra, às 8h45 ocorreu uma coletiva com o jornalista, onde estudantes fizeram perguntas para Heródoto. Durante a coletiva foi levantada a questão do jornalismo multimídia, os novos desafios de se fazer conteúdos jornalísticos com credibilidade. Em sua fala, Heródoto destaca que não importa a plataforma em que o jornalista está inserido, contanto que saiba fazer jornalismo e que consiga se adaptar. “Se soubermos fazer jornalismo, fazemos em qualquer plataforma”, afirma.

Heródoto fala também sobre o que todos os profissionais do jornalismo precisam para ser bons na profissão. Saber duvidar, levantar questionamentos, ouvir mais de uma fonte e checar. A credibilidade do jornalismo depende muito do que o repórter vai fazer com a informação. E para o palestrante, a primeira medida a ser tomada é duvidar. A conversa também foi norteada pelo avanço da internet e as possibilidades de se praticar de forma autônoma a profissão. Sobre como preparar um telejornal com tanta informação e conteúdo na web, ele comenta que nada é feito sozinho, é um trabalho em equipe.

“Ninguém faz jornalismo sozinho. Eu apresento o jornal, mas faço todo o processo junto com minha equipe, os técnicos e os jornalistas. Às 22h o telejornal deve ser com hardnews e também explicativo, porque a informação é importante, mas a análise é fundamental”, ressalta Heródoto.

Com transmissão ao vivo, no canal do Grupo Uninter no Youtube, para todo o Brasil, a palestra foi pautada pelas novas tecnologias entre fonte e jornalista, diferença entre informação e notícia, fakenews, a redução do jornal impresso, a credibilidade jornalística e as novas formas de fazer jornalismo. No final da conversa, alunos e professores fizeram mais perguntas ao jornalista.

O aluno de Jornalismo Icaro Couto está tendo aulas sobre rádio. Ele conta que na disciplina de radiojornalismo utiliza o livro “Manual do Rádio Jornalismo”, escrito por Paulo Rodolfo de Lima e Heródoto Barbeiro. Para Icaro, a oportunidade de estar frente a frente com referências da teoria e da prática do jornalismo é muito importante. “Senti na palestra a mesma leveza que ele passa no livro”, diz.

Além de assistir, muitos alunos também aproveitaram para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A cobertura do evento foi feita em grande peso pelos estudantes da instituição. Kevin Capobianco é estagiário de Jornalismo e produziu conteúdos audiovisuais da coletiva e da palestra de Heródoto. Ele destaca a fala do jornalista sobre fazer questionamentos. “Foi bastante relevante a fala sobre a importância de duvidar, seja de fonte oficial ou não” comenta o estagiário.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *