Grupo instiga professor a levar tecnologia à sala de aula

 

Talita Santos – Estagiária de Jornalismo

Mais de 300 professores da rede municipal de ensino de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram no último dia 15 do Encontro de Formação do Docente no Contexto da Prática. A ação foi realizada por meio de uma parceria do mestrado profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter com a Secretaria Municipal de Educação.

O evento buscou integrar pedagogicamente tecnologias às práticas dos docentes do município. “Analisamos os recursos que eles têm, quais as especificidades dos alunos e da comunidade. A partir dessa pesquisa, montamos um projeto de formação de professores. Depois de planejar e organizar, hoje [data do encontro] é dia de efetivar as ações, que são também alvo da pesquisa empírica de nossos mestrandos”, diz a professora Luana Wunsch.

“É importante falar que este é um mestrado profissional. Ou seja, além da parte acadêmica, da revisão de literatura e da pesquisa teórica que os alunos fazem, sempre entregamos uma ‘solução educacional’ que geralmente é envolvida com a inclusão social”, diz Luana. Ela é a líder do grupo de pesquisaFormação do docente no contexto da sua prática: integração significativa da TIC”, vinculado ao mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Segundo a secretária municipal de Educação de Campo Magro, Giovanna Mion Casagrande, essas formações são importantes para que ocorra uma avaliação constante nas práticas educacionais. “Além disso, tem esses momentos de troca, tanto entre professores quanto entre os formadores responsáveis pelas oficinas, para que caibam novas ideias e novas avaliações da prática do professor em sala de aula”, diz.

Realizado no centro de eventos do Bairro Nova Vila, o encontro do último dia 15 integrou os mestrandos da Uninter com os professores da rede municipal de ensino por meio de oficinas de robótica, astronomia e outras atividades pedagógicas. Esta é a primeira de várias ações que este grupo de pesquisa do mestrado irá realizar até outubro.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *