Rádio Uninter inova ao exibir programa em inglês sobre trilhas de filmes

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Os filmes não são feitos só da atuação das atrizes e atores e da história que é contada, por mais que elas sejam essenciais. Uma parte que pode acabar passando batido é a trilha sonora, que pode mudar completamente a percepção do espectador e como ele sente a cena. Por isso ela é essencial no cinema.

A Rádio Uninter exibe todas as terças-feiras, às 17h30, o programa Soundtrack (trilha sonora), cuja locução é toda em inglês. O programa nasceu como um projeto de extensão para a rádio, criado por Patrick Diener, professor dos cursos de Comunicação da Uninter, que tirou da sua área de mestrado o assunto que iria abordar. Por ser em inglês, o programa é diferente dos outros dois da grade da rádio que abordam cinema, o Claquete e o Clube Retrô.

A ideia do professor era proporcionar aos alunos envolvidos e aos ouvintes a chance de praticar o inglês, trazer curiosidades sobre filmes e dar um enfoque à sua trilha sonora, como o nome sugere. Durante os programas, Patrick traz diversas curiosidades e informações sobre o filme que irá abordar, além de discutir gêneros de filmes e cinema em geral.

O episódio de estreia falou sobre o filme Pantera Negra, da Marvel, e destaca detalhes interessantes sobre o filme como o fato de algumas cenas de Wakanda, país ficcional onde se passa parte do filme, foram gravadas nas Cataratas do Iguaçu (PR), que o álbum da trilha do filme ficou em primeiro lugar na Billboard por três semanas consecutivas, além de contar com a participação de uma atriz brasileira no elenco.

Na segunda semana do programa, Patrick tocou a trilha do filme Me Chame Pelo Seu Nome, de 2018. Depois da sinopse, comentou que o filme é de produção multinacional, incluindo o Brasil. Outro dado pontuado durante o programa foi que o filme sofreu censura na China e na Tunísia, por tratar de um romance entre pessoas do mesmo sexo.

Os musicais tiveram vez no Soundtrack, representados por La La Land, na terceira edição do programa. O professor não só apresenta a ficha técnica do filme, como explica que a produção foi um tributo à cidade de Los Angeles (EUA), e ao cinema clássico, além de ter uma trilha sonora digna de Oscar.

Patrick trouxe para o programa filmes que geraram alguma polêmica, seja pelo roteiro, seja pela atuação. Jocker, como disse o professor em sua quarta transmissão, gerou muita discussão quando foi anunciado pouco tempo depois de Esquadrão Suicida, um dos fracassos da DC Comics no cinema. Patrick, contudo, pontua que o filme não só tem uma trilha sonora de excelente qualidade, mas que a obra em si é primorosa.

No quinto episódio de Soundtrack, Patrick traz o filme Rocketman, que conta a história do cantor Elton John. Uma das curiosidades pontuada no programa é que, por escolha do próprio cantor, o ator que o interpreta no filme cantou todas as músicas do filme. Para o professor, isso trouxe um ar mais moderno para as canções.

O programa Soundtrack fechou o mês de outubro com canções de ouro ao escolher Mamma Mia – Lá Vamos Nós de Novo como tema da sua sexta edição, que se tornou uma homenagem à banda ABBA, que detém a autoria das músicas do filme. Durante o programa Patrick traz diversas curiosidades sobre história das músicas.

Você pode acompanhar o programa Soundtrack na Rádio Uninter todas as terças 17h30, ou sua reprise as sextas 17h. Você também pode ouvir as edições do programa citadas nesta matéria pelo Mixcloud.

Embed HTML not available.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *