2º Congresso de Biomedicina reúne estudantes presenciais e a distância

Autor: Igor Horbach – Estagiário de Jornalismo

Escola Superior de Saúde Única da Uninter realizou o 2º Congresso de Biomedicina entre os dias 1º e 2 de dezembro, no auditório do campus Garcez, Curitiba (PR). O evento teve presença de palestrantes de diversas áreas relacionadas ao curso de Biomedicina, incluindo o especialista clínico Derick Modena, biomédico de São Paulo.

Para o professor e coordenador do curso da Uninter, Benísio Ferreira da Silva Filho, o objetivo do evento é de “apresentar aos alunos áreas da biomedicina através de profissionais de destaque, que possam mostrar detalhes impossíveis de serem mostrados em aula, que apenas quem está ali vivendo o dia a dia da área é que pode falar com propriedade”.

Com esse intuito, os organizadores trouxeram Modena para abrir o congresso com sua experiência profissional na área médica. A professora Raphaela Ynae destacou a relevância das pesquisas cientificas que foram apresentadas durante as palestras. “Todos os palestrantes apresentam resultados e informações com embasamento científico, e prezamos por isso no nosso evento. Então acaba incentivando os alunos a participarem de pesquisas cientificas na nossa área de saúde, que é tão importante”, cita Raphaela.

Entre os temas de palestras, Modena debateu o “Trabalho da Biomedicina na área de Neurofisiologia”, seguido por Jhonatan Dias com “Diagnóstico molecular por DNA e no aumento da demanda na área após a pandemia” e finalizando com Thiago Massuda com o tema “Perícia criminal e a realidade do CSI brasileiro”.

Além disso, os professores destacaram o sucesso do evento ao mencionar a quantidade de alunos que participaram, tanto de modo presencial quanto online. Raphaela ainda menciona a plataforma que foi utilizada para que os estudantes que estivessem acompanhando o evento online pudessem também interagir ao vivo. “Eu destacaria que o evento foi um sucesso, ainda mais por se tratar de um evento híbrido que atualmente somente a biomedicina faz na Uninter, com nosso auditório e nossos alunos que puderam participar presencialmente, tendo esse contato mais íntimo com os palestrantes, tirando suas dúvidas na hora da palestra, como os alunos dos outros polos que assistiram online, mas também tinham um canal para realizar as perguntas para sanarem todas as suas dúvidas”, diz.

Eventos como este, além de possibilitar a experiência acadêmica necessária durante a formação do curso, promovem a disseminação da qualidade do curso de Biomedicina da instituição, hoje o único com metodologia semipresencial no país. “Nosso curso é o único semipresencial do Brasil a ter um evento próprio. Esses eventos de Biomedicina da Uninter dão destaque e ajudam a consolidar nosso curso no mercado”, explica Benísio.

Para 2024, os professores garantem que o evento acontecerá novamente e que a expectativa é de novas proporções. “Com certeza faremos um maior, com minicursos e com mais palestrantes de fora”, promete o coordenador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Horbach – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *