1º Encontro de Egressos de Serviço Social debate carreira e qualificação

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A graduação é uma das etapas mais importantes da vida acadêmica, e a Uninter é também referência no auxílio e acompanhamento de egressos para os próximos passos dos profissionais formados. O 1º Encontro de Egressos de Serviço Social, realizado no dia 16 de setembro de 2022 no campus Garcez, em Curitiba (PR), reuniu ex-alunos do bacharelado da instituição para compartilharem suas experiências adquiridas durante o curso e sua aplicação hoje no mercado de trabalho. Egressos das modalidades presencial e de educação a distância participaram presencial e remotamente do evento, que teve também a presença de docentes e diretores do centro universitário.

Além da interação entre os profissionais, a ocasião oportunizou falas e palestras dos professores Cristiano Caveião (diretor da Escola Superior de Saúde Única, responsável pelo curso de Serviço Social), Sidney Lara (coordenador da Central de Carreiras e do Departamento de Egressos), Adriane Baglioli (coordenadora do bacharelado) e José Luis de Oliveira (docente do curso).

“Hoje chega esse momento de reencontrar o que antes eram colegas de classe e agora são colegas de profissão, e vocês são colegas dos profissionais que foram professores de vocês durante uma formação. Então muda essa nova perspectiva da vida de cada um de vocês. Esse momento acaba sendo um grande reencontro, saindo da carteira de sala de aula que vocês estavam na Uninter e agora passam a ter uma nova visão e trazem experiências que vocês já vivenciaram ao longo desse tempo no mercado de trabalho. É um momento de novas expectativas e até de aprimorar um pouco mais o networking“, salientou Caveião na abertura do evento.

“Os professores que estão presentes aqui, ajustando as aulas interativas de vocês, que estão nos acompanhando, pensando em um currículo dinâmico que priorize o protagonismo de vocês para uma formação que faça a diferença nos territórios onde vocês estão hoje”, disse a coordenadora aos participantes. “Tivemos participantes do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Nordeste, falando um pouquinho sobre a experiência profissional, do mercado de trabalho e da importância da atuação do assistente social no processo de intervenção de mudança da realidade social […] Precisamos de mais momentos de compartilhar as experiências profissionais e as vivência dos nossos egressos. Foi um momento muito bacana, o primeiro de muitos, espero”, declarou à CNU.

A assistente social Danyella Alves, 27, graduada na primeira turma do curso em 2018, atua hoje em uma instituição de longa permanência para idosos e agradece as conquistas profissionais ao centro universitário. “A Uninter foi essencial para conseguir essa conquista que era me formar numa instituição de qualidade e acessível. A palavra que acho que definiria essa conquista é ‘essencial’. Estou muito feliz de estar aqui hoje participando do encontro de egressos. Só tenho a agradecer”, afirmou.

Com 545 mil alunos formados, a Uninter dispõe da Central de Carreiras e do Departamento de Egressos como suporte aos profissionais que adentram o mercado de trabalho, durante três anos após a conclusão do curso. Estágios, parcerias e vagas exclusivas com empresas, dicas de empregabilidade e formação continuada são algumas das ferramentas disponibilizadas pelo portal. O acesso pode ser feito pelo site da Central de Carreiras.

“A vida não pode parar. Por isso, trabalhar o tema formação continuada foi muito pertinente na noite de hoje, e pertinente às áreas que trabalhamos no Departamento de Egressos e na Central de Carreiras. Não basta você ter uma formação de graduação, o mundo é competitivo, e as empresas estão buscando profissionais qualificados, e a qualificação se dá na sua área de formação. Estudos já estão dizendo que não basta só você ter uma formação em que você buscou um título, mas quais são as competências e habilidades que, além da sua formação, você vai desenvolver após a conclusão do curso? Formação que é hoje desenvolvida numa segunda graduação, uma pós-graduação, no seu mestrado, mas a carreira é uma formação continuada e por isso hoje a Uninter tem esta preocupação com seus egressos”, finaliza Sidney.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *