“Faça você a sua escolha”, aconselha doutor em Educação sobre a carreira profissional

Miriã Calistro – Estagiária de Jornalismo

Concluir o ensino médio é um momento bastante desafiador para os jovens, pois fecha-se um ciclo de aprendizagem ao mesmo tempo em que se abre um novo horizonte, quase sempre incerto. Por isso, receber uma orientação sobre qual carreira escolher pode ser fundamental nessa nova fase.

Cerca de 50 alunos do Colégio Estadual Santa Rosa, do bairro Cajuru, em Curitiba, tiveram essa oportunidade para refletir sobre a descoberta de uma vocação às vésperas de concluir o terceiro ano do ensino médio. Eles participaram de uma palestra motivacional para o ano de 2017, voltada para orientar aqueles que ainda estão em dúvida sobre qual profissão seguir.

A palestra foi promovida pelos polos Edusol Curitiba-Uberaba e Curitiba-Catedral do Centro Universitário Internacional UNINTER. O palestrante Adriano Antônio Faria, doutor em Educação, diz que descobrir uma profissão que assegure o futuro e o medo de uma escolha errada estão entre as maiores dúvidas dos jovens nessa fase de transição do ensino médio para o ensino superior.

“Meu objetivo foi orientar os alunos para que escolham de maneira adequada. Eles precisam fazer o que gostam para serem verdadeiramente felizes”. Entre as dicas mais importante de Faria estão a escolha por fazer o que se ama e estar motivado a desempenhar a profissão escolhida. “E o principal conselho que sempre dou aos alunos: faça você a sua escolha e não deixe nunca outros escolherem por você”, diz Faria, que também é graduado em cinco cursos superiores e tem oito especializações.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *