DESIGN INSTRUCIONAL E PEDAGOGIA DO E-LEARNING
Veja grade curricularSobre o curso
O Curso de Design Instrucional e Pedagogia do e-learning do Centro Universitário Internacional UNINTER, tem como principal objetivo a qualificação teórico-prática dos pedagogos, professores, educadores e profissionais da área de educação, que atuam na gestão/coordenação pedagógica e na área de docência no âmbito público e/ou privado.
O funcionamento do curso repousa sobre a articulação de três fundamentos: estrutura didática (conhecimento e prática pedagógica), autoaprendizagem (tutoria, materiais didáticos, e suporte tecnológico) e avaliação.
As aulas são no formato e-learning e disponíveis para serem assistidas no AVA UNIVIRTUS, perfazendo um total de 360 horas distribuídas em 12 disciplinas.
O que faz o profissional formado
Os profissionais formados na área atuam, em sua grande maioria, em sala de aula, ou seja, o principal mercado de trabalho é a profissão de professor, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, seja em espaços públicos ou privados. O curso qualifica os profissionais para atuarem com ênfase nas principais teorias de design instrucional, na aprendizagem colaborativa e em tendências e inovações na educação, e demais atividades pertinentes à organização e coordenação do trabalho pedagógico.
O que você vai aprender
Os participantes de uma pós-graduação em Design Instrucional e Pedagogia do e-learning desenvolvem uma variedade de habilidades essenciais para a atuação profissional nas unidades educacionais. Entre as principais habilidades podemos citar: domínio da legislação educacional; conhecimento do projeto político pedagógico da escola; trabalho em equipe, aprendizagem colaborativa, valorização da gestão democrática; liderança; ética; motivação, elaboração de materiais didáticos e constante formação pedagógica.
Perfil do aluno
Os alunos do curso de Design Instrucional e Pedagogia do e-learning do Centro Universitário Internacional UNINTER são concluintes do Ensino Superior da Rede Pública ou Particular e, em sua grande maioria tais profissionais são oriundos do curso de Pedagogia e dos cursos de licenciatura das diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, entre outros.
Diferenciais do curso
- Aulas on-line 24 h.
- Estude quando, onde e como quiser, no celular tablet ou notebook.
- Ampla biblioteca online via UNIVIRTUS
- Tutoria on-line
- Especialistas, mestres e doutores garantem o seu aprendizado.
- Bibliotecas Virtuais (Pearson e Minha Bilblioteca), com mais de 28.000 títulos disponíveis
Mercado de trabalho
Os profissionais formados na área atuam, em sua grande maioria, em sala de aula, ou seja, o principal mercado de trabalho é a profissão de professor, na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, seja em espaços públicos ou privados. Contudo, o curso qualifica os profissionais para atuarem com ênfase nas principais teorias de design instrucional, na aprendizagem colaborativa e em tendências e inovações na educação, e demais atividades pertinentes à organização do trabalho pedagógico.
Portarias e autorizações
RESOLUÇÃO N° 3203/2026 – CEPE 03 DE MARÇO DE 2026
Processo Seletivo
Descubra como ingressar nos cursos da Uninter. O processo seletivo é simples e acessível, permitindo que você inicie sua jornada acadêmica. Para mais informações, acesse a página.
Assuntos Relacionados
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Aprendizagem Significativa e Colaborativa | Marilene Santana dos Santos Garcia | Pós-Doutorado | 30 |
| Formação de Professores para Atuar em EaD | Karen Freme Duarte Sturzenegger | Pós-Doutorado | 30 |
| Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende | Susane Martins Lopes Garrido | Doutorado | 30 |
| Redes Sociais e Educomunicação | Rodrigo Otavio dos Santos | Doutorado | 30 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Andre Roberto Guerra | Doutorado | 30 |
| Cultura Brasileira e Educação | Merlise dos Santos | Mestrado | 30 |
| Ensino Híbrido | Mariane Regina Kraviski | Mestrado | 30 |
| Políticas Educacionais | Aline Chalus Vernick Carissimi | Doutorado | 30 |
| Disciplina | Ministrante | Titulação | Carga horária |
| Design Instrucional para EaD | Oriana Gaio | Mestrado | 30 |
| Fundamentos e Evolução da Educação a Distância | Edna Gamboa Chimenes | Mestrado | 30 |
| Interação e Engajamento em Ambientes Online | Karen Freme Duarte Sturzenegger | Pós-Doutorado | 30 |
| Tecnologias de Informação e Comunicação Para o Ensino | Cassiana Fagundes da Silva | Mestrado | 30 |