Práticas Integrativas Complementares

Duração 9 meses*
Modalidade A distância
Titulação Pós-Graduação Especialização Lato Sensu
Previsão de início 04/03/2019
Em breve!

O CURSO

Curso Tradicional:

  • Pós-Graduação Especialização Lato Sensu - 360 h

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1986, recomenda a ampliação dos recursos nos programas de promoção da saúde como uma estratégia para superar a crise que compromete a saúde pública em todo o mundo. De acordo com a OMS, terapia complementar é utilizada em associação com a medicina convencional, e não para substituí-la. O termo integrativo é usado quando há associação da terapia médica convencional aos métodos complementares. No Brasil, a Portaria N.º 971 de 3 de Maio de 2006 aprovou a inserção Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma política do Ministério da Saúde que disponibiliza ações e serviços do SUS como a acupuntura, homeopatia, antroposofia, crenoterapia, fitoterapia, além de uma ampla gama de práticas corporais tradicionais como yoga, meditação, entre outras.

As Práticas Integrativas Complementares permitem aumentar a quantidade de recursos que podem ser utilizadas pelos cidadãos proporcionando o cuidado continuado, humanizado e integrado em saúde. É com essa visão que nossa instituição oferece o curso de Especialização PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES, tendo por objetivo garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde com qualidade, eficiência, segurança e participação social.

DIFERENCIAIS:

  • Aulas on-line 24 h;
  • Estude quando, onde e como quiser, no celular, tablete ou notebook;
  • Livros digitais disponibilizados via UNIVIRTUS;
  • Chats, fóruns e materiais de apoio gratuitos;
  • Tutoria on-line;
  • Especialistas, mestres e doutores que atuam com destaque na área garantem o seu aprendizado.

SUA CARREIRA

O curso de Especialização PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES fornece conhecimentos sobre as terapias complementares tendo por objetivo garantir a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde com ênfase na atenção básica, contribuindo para a resolubilidade do sistema de saúde com qualidade, eficiência, segurança e participação social.

PERFIL DO ALUNO:

Profissionais graduados que atuem no setor público ou privado, com professores, consultores, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, nutricionistas e todos os profissionais que atuam na área da saúde.

MERCADO DE TRABALHO:

O curso de Práticas Integrativas Complementares fornece conhecimentos necessários para que o profissional da área da saúde possa atuar de forma efetiva na implementação das Práticas Integrativas Complementares nos serviços de saúde.

PROCESSO SELETIVO

GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS
Medicina Tradicional Chinesa 30h
Terapia Ayurveda 30h
Teoria da Massoterapia Oriental e Ocidental 30h
Reiki 30h
Ciência Homeopática 30h
Plantas Medicinais e Fitoterapia 30h
Medicina Antroposófica 30h
Aromaterapia 30h
Auriculoterapia 30h
Terapia Florais de Bach 30h
Bioética 30h
Políticas Públicas de Saúde 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 360h