VII Semana Da Geografia promove palestras e amplia conhecimentos

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Com o tema “O profissional da Geografia em tempos de transformação: desafios atuais e futuros”, a VII Semana Da Geografia Uninter promoveu palestras e minicursos abordando diversas temáticas relacionadas à área do conhecimento. Realizadas entre os dias 29 de maio e 1° de junho, as atividades foram transmitidas pelo canal de Youtube da Escola Superior de Educação da Uninter (ESE) e reuniram alunos e profissionais do Brasil e do exterior.

Segundo a coordenadora dos cursos da Área de Geociências da Uninter, Renata Adriana Garbossa Silva, a proposta da Semana da Geografia também consiste na promoção de um espaço entre pesquisadores, educadores e educandos das mais diversas áreas, fomentando as discussões acerca dos temas abordados. “Os quatro dias de atividades foram de muito aprofundamento teórico”, avalia.

A abertura do evento (29) contou com a contribuição da professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Karina Rousseng Dal Pont. A acadêmica, que é doutora em Educação, abordou o tema “Os caminhos da pesquisa geográfica em tempos de transformação”. (Assista)

No dia seguinte (30), a atuação do Geógrafo foi o foco dos palestrantes Jorge Campelo (CREA/PR) e Maurielle Felix da Silva (MP/PR). Atualmente Assessor Especial da Federação Nacional das Associações de Profissionais Geógrafos e CEO da Startup LisaR – Logística reversa de eletroeletrônicos, Jorge Campelo representou o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira.  (Assista)

Para Renata, as falas dos convidados foram fundamentais para que os estudantes do bacharelado e futuros egressos percebam os principais campos de atuação e o quanto o trabalho do geógrafo está relacionado às potencialidades de cada região.

Na quarta-feira (31), os holofotes se fixaram no doutor em Geografia pela Universidade de Tubinga, na Alemanha, Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr. A partir do tema “Clássicos das Geociências”, Sahr palestrou por cerca de duas horas sobre Yves Lacoste, geografo francês que escreveu inúmeros obras na área. (Assista)

No dia de encerramento (1), os professores Otacílio Paz e Franciele Estevam promoveram o Minicurso “Técnicas de Sensoriamento remoto para análise das transformações da paisagem”. (Assista)

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *