CIDADANIA

Uninter promove ação gratuita sobre cidades educadoras

Autor: Assessoria

A Uninter promove neste sábado (30) uma ação de conscientização sobre as cidades educadoras. Professores e mestrandos estarão em uma tenda, na Boca Maldita, em Curitiba (PR), explicando a eficácia de ocupar os espaços urbanos para ensinar alunos da educação infantil e ensino fundamental. A atividade faz parte das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora promovidas pela prefeitura nos dias 29 e 30 de novembro.

“Na Uninter, nós preparamos os professores para essa inovadora forma de ensinar. A educação básica tem sido cada vez mais desafiada a ampliar suas práticas pedagógicas para além da sala de aula tradicional ao encontro de uma formação conectada com a vida. As cidades educadoras surgiram como uma resposta efetiva para essas novas demandas”, disse a professora do programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, Sueli Pereira Donato.

O Movimento das Cidades Educadoras teve início em 1990, em Barcelona, na Espanha. Desde então, essa prática pedagógica vem se tornando mais conhecida de professores e educadores em todo o mundo. No Brasil, 20 cidades participarão das comemorações – em Curitiba é a primeira vez que a data é celebrada.

Linhas do Conhecimento

A prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove o “Programa Linhas do Conhecimento”. Trata-se de práticas de exploração e conhecimento da cidade de Curitiba realizadas por crianças, estudantes e docentes. O objetivo do programa é desenvolver a consciência urbana, a sustentabilidade, o senso de pertencimento e a identidade cidadã.

Desde 2019, o programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter colabora com este programa, formando docentes que atuam com o conceito de cidades educadoras e podem integrar as explorações.

Serviço

Dia Internacional das Cidades Educadoras

Data: 30/11/2019.

Horário: das 9h às 14h.

Local: Boca Maldita – Em frente ao campus Garcez.

Endereço: Rua Luiz Xavier, 34-68 – Centro, Curitiba – PR.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Daniel Castellano/SMCS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *