Uninter lança novo curso de Letras-Inglês

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

A Uninter lança neste mês de agosto a licenciatura em Letras-Inglês, dentro da nova Escola Superior de Línguas (ESLI). A pedido do professor Wilson Picler, chanceler do Grupo Uninter, a coordenadora Thereza Cristina Lima desenvolve o projeto do curso desde o início de 2020, junto com a professora-tutora Fabielle Cruz e demais docentes da área.

Thereza Cristina conta que o curso é um desejo antigo de estudantes, dos polos da Uninter e da comunidade brasileira em geral. Quando ainda coordenava o curso de Letras-Português, entre 2013 e 2015, a docente já recebia inúmeros pedidos dos interessados, que ainda hoje apresentam solicitações semanalmente.

O projeto partiu da visão de um curso “em que as pessoas efetivamente se apropriem do idioma”, diz a coordenadora. “A gente quer um curso com a qualidade Uninter e que o egresso tenha realmente condições de entrar no mercado de trabalho”, salienta.

Sendo assim, a instituição firmou parceria com a Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge (Reino Unido), para uso de materiais digitais que orientam os estudantes ao longo da formação (a CNU realizou uma matéria sobre o acordo entre as instituições e o material ofertado, que pode ser acessada por meio deste link).

“O mundo inteiro estuda com os livros da editora Cambridge, então tem uma reputação no mercado muito grande e muito, muito boa. Uma seriedade, atualização constante. É um material colorido, muito bonito. Tem games, momentos que pode gravar voz, pode ser baixado no computador. O material acompanha o livro e um extra practice, com uma série de atividades que devem ser feitas a cada unidade”, comenta Thereza Cristina.

Tendo em vista o desafio de levar os estudantes a desenvolver fluência na língua inglesa, o curso, ofertado na modalidade EAD, contará com videoaulas síncronas regulares para aprimoramento da conversação. No quarto e último ano, os estudantes ainda terão a opção de estudar de uma a quatro disciplinas, presencial ou virtualmente, em uma das universidades estrangeiras com as quais a Uninter tem parceria. “Uma possibilidade de realmente se comunicar na língua e praticar as habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e fala”.

Neste sentido, a graduação também dá espaço para professores native speakers, ou seja, falantes nativos da língua inglesa que vão lecionar no curso. “As rotas de aprendizagem estão sendo escritas em língua portuguesa, e os slides e a gravação serão feitos em língua inglesa, com legendas, de modo que o aluno que é iniciante vai começar a treinar o ouvido e poderá ler a tradução do que foi falado. Tudo isso já almejando inserir o aluno na língua, ajudar a entender, o máximo que a gente pode fazer”, garante a coordenadora.

Outra possibilidade é que os estudantes, paralelamente ao curso de Letras-inglês, façam o curso de Letras com habilitação em português. O curso de inglês é composto por 12 módulos com quatro disciplinas em cada, e os graduandos podem incluir disciplinas de língua portuguesa ao longo dos quatro anos da graduação e ao final realizar um período de estágio e TCC para a outra habilitação. Assim, ao final do curso terão o diploma de Letras-Inglês e a Segunda Licenciatura em Letras (português).

O vestibular para o curso de Letras-Inglês da Uninter inicia no próximo dia 17 de agosto. Acompanhe o site e a página do Grupo Uninter para atualizações sobre o curso e inscrições para o vestibular.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


27 thoughts on “Uninter lança novo curso de Letras-Inglês

  1. Excelente notícia!! : ) Ainda ontem, eu estava pesquisando uma IES para realizar o curso de licenciatura em Letras-Inglês ou Letras Português-Inglês, na modalidade EAD. Vou acessar a página com a oferta de graduações da Uninter para obter mais informações sobre o novo curso.

  2. Verifiquei no site e pelo teleatendimento ao candidato que o curso ainda não foi lançado como haviam programado iniciar as inscrições, hoje, 17/08/2021. Vocês têm alguma nova informação?

      1. Ah sim! Faço Bacharelado em Letras e não vejo a hora de lançarem o bacharelado Letras-Inglês que sempre foi o sonho na verdade, pra eu trocar ! Espero que não demore muito , rs

    1. Seguimos as normas estabelecidas pelo MEC no que diz respeito à carga horário e tempo de curso. Desta forma, nosso curso tem 04 anos de duração – de acordo com a legislação, não é possível concluir uma graduação em menos tempo.

  3. Eu acabei de matricular na Uninter em Ciência de Dados, mas estava fazendo letra Inglês em outra faculdade, tranquei por não está satisfeito lá. Eu já tinha sugerido o curso de letras-Ingles na Uninter por acreditar na qualidade de ensino e no cuidado dos aluno que ela tem.
    Com certeza, vou ser dessa primeira turma. Conto com apoio da Uninter para fazer essas mudança.

    Abraço a todos.

    1. Como Centro Universitário, a UNINTER tem autonomia e autoridade para lançar cursos. Após o curso ter completado 50% de sua carga horária, a Instituição solicita ao MEC o reconhecimento do curso. O MEC envia uma comissão de especialistas na área para avaliar o curso e então lhe atribui um conceito, que vai de 1 a 5. A UNINTER tem recebido nota máxima, 5, na maioria de seus cursos.

        1. Isso nunca aconteceu na história da Uninter. Nossos cursos são sempre aprovados, e normalmente com as notas mais altas. Em tese, isso é possível de acontecer em qualquer curso, de qualquer universidade. O melhor indicador é a credibilidade e a solidez da instituição.

  4. Olá, há alguma previsão para o lançamento do curso bacharelado letras inglês? E alunos da licenciatura letras inglês conseguirão aproveitar as cadeiras no bacharelado se assim quiserem? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *