Uninter e IBGPEX recebem Selo SESI ODS 2023

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a Uninter e o Instituto IBGPEX receberam o Selo SESI ODS 2023. A iniciativa visa incentivar ações voltadas para questões ambientais, sociais e de governança corporativa, assim como reconhecer e divulgar práticas inovadoras. O selo foi concedido em cerimônia no dia 19 de outubro, em Curitiba (PR).

Pelo terceiro ano consecutivo, o centro universitário ganhou destaque por meio do curso de Administração, dessa vez com o projeto Empreendedorismo Sustentável. A iniciativa propõe que os estudantes sejam capazes de conceber e analisar ideias de negócios, como impactam na sociedade e como a atuação pode contribuir para atingir os ODS.

Os estudantes colocam em prática os conteúdos apresentados no curso e são desafiados a conhecerem novas realidades, despertados para o compromisso de transformação social e estimulados a aplicarem técnicas e ferramentas de gestão com valores éticos, humanos e de sustentabilidade. O projeto está alinhado com os ODS 4, 8 e 9, que dizem respeito a “educação de qualidade, “trabalho decente e crescimento econômico” e “indústria, inovação e infraestrutura”, respectivamente.

“Para que os objetivos e metas sejam alcançados, é necessário o envolvimento de toda sociedade, sendo que a incorporação deste tema por parte das instituições de ensino superior é fundamental, já que são responsáveis pela formação de profissionais que devem possuir habilidades e competências técnicas e humanas. No curso de Administração, todos os projetos desenvolvidos nos TCCs, nos PBLs e nas atividades práticas supervisionais estão atreladas aos ODS”, afirma a coordenadora do curso de Administração, Vanessa Rolon.

Além de chancelar ações desenvolvidas pela graduação desde 2019, Vanessa garante que, para a Uninter, o reconhecimento “vem reforçar a qualidade dos cursos ao abordar temas atuais e necessários da formação profissional do egresso”.

A premiação é promovida pelo Centro de Inovação do SESI-PR, CIFAL Curitiba, Unitar, Rede Pacto Global e HUB ODS Paraná, que compõe grandes articuladores em prol dos ODS do estado. A gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, conta que o instituto se integra ao movimento por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, no qual são conselheiros.

“Receber o selo é um importante reconhecimento de que nossas práticas em prol do ODS são efetivas e que o Grupo Uninter tem um importante papel articulador no crescimento sustentável do estado do Paraná”, salienta Rosemary.

Despertando oportunidades

O IBGPEX mantém todos os projetos desenvolvidos alinhados com os ODS, mas foi com o Despertar que levou o reconhecimento neste ano. A inclusão social e técnica no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, está alinhada com o ODS 4, que estabelece na meta 4.4 “aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego decente e empreendedorismo”.

O ODS 8 também apresenta meta semelhante, como a 8.5, em que diz “alcançar o empreso pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor”.

“Sabemos que as metas são ambiciosas, mas estamos fazendo nossa parte, cuidando de nossa comunidade e, o que é muito importante, servindo de inspiração para outras pessoas que anseiam por um mundo melhor. Neste projeto pretendemos, por meio da educação técnica adaptada e sensível, incluir pessoas neurodivergentes no mundo do trabalho”, conclui Rosemary.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *