UNINTER e Biblioteca Pública realizam a 1ª Semana da Leitura Inclusiva

A Biblioteca Pública do Paraná, em parceria com o Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) do Centro Universitário Internacional UNINTER, promoveu a Semana da Leitura Inclusiva, entre os dias 25 a 29 de agosto. O evento Ler, Incluir e Transformar contou com a presença de vários palestrantes e oficinas para pessoas com deficiência. Intérpretes de Libras, colaboradores do Grupo UNINTER, participaram em todos os dias do evento fazendo a tradução simultânea das atividades.

Algumas das atividades oferecidas pela Biblioteca durante toda a semana foi a exibição do curta-metragem em audiodescrição Tereza & Tereza, do diretor e roteirista Guilherme Biglia, a contação de histórias com orientação da fundadora e diretora do Instituto História Viva, Roseli Bassi, a apresentação do coral Mãos em Cena, da Associação Beneficente Dikaion e oficina de Código Braille.

No último dia do evento, teve o lançamento do áudio livro Brasil não Motorizado, organizado por Antônio Carlos Miranda. A obra reúne vários artigos sobre mobilidade urbana no Brasil, escritos por arquitetos, engenheiros, entre outros profissionais que buscam soluções de locomoção para pessoas com deficiência. O livro foi gravado nos estúdios do Grupo UNINTER e a ideia do idealizador do projeto, Ricardo Mesquita, era de que as próprias pessoas que escreveram os artigos interpretassem o conteúdo na gravação do áudio livro. Como alguns dos autores não puderam participar da gravação, outras pessoas foram convidadas para fazer a leitura dos textos. Uma delas foi a professora Leomar Marchesini, coordenadora do SIANEE, que gravou o capítulo escrito pela arquiteta Maria Ermelina Malatesta.

Cleomira Burdzinski, responsável pela seção Braille da Biblioteca, disse que mais de 300 pessoas participaram do evento. “Visamos fazer a inclusão da pessoa com deficiência no âmbito cultural e social e é a primeira vez que esse evento acontece aqui na Biblioteca”, conta.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *