Uninter desenvolve uma sala de aula do tamanho do mundo

Autor: Fillipe Fernandes - Jornalista

Já pensou em estudar com a proximidade de um ensino presencial e a flexibilidade geográfica da educação a distância? Pois o que antes parecia incompatível, virou realidade com a nova modalidade de ensino da Uninter: o Ao Vivo Telepresencial. A novidade unifica a experiência da sala de aula presencial com o alcance das transmissões de vídeo via internet. A Uninter já vive a realidade do EAD desde o começo dos anos 2000, o que permite à instituição uma posição de vanguarda no uso de metodologias inovadoras de ensino.

As representantes da Escola de Polos da Uninter, Francieli Castro e Desiree Keverkamp, realizaram um encontro no começo de fevereiro (05.fev.2020) para explicar à rede de unidades e colaboradores Uninter sobre essa nova modalidade. Os convidados da tarde foram o reitor Benhur Gaio, a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, e o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Schneider.

“Foi identificado que há um grupo de alunos que, se pudessem, fariam seu curso de forma presencial. São jovens mais antenados com a tecnologia no dia-a-dia, que gostam da coisa mais concreta, prática e aplicável. Vamos utilizar a mesma organização da EAD no sentido de oferta de disciplinas (duas por fase), com o diferencial de aulas ao vivo de segunda a quinta-feira”, explicou o reitor.

Quem escolher essa modalidade de ensino terá aulas quatro vezes por semana com o auxílio de dois professores ao vivo nestes dias. O professor titular da disciplina levará o conhecimento aos alunos e o professor adjunto, que também tem conhecimento de conteúdo, ficará responsável por mediar as interações via chat e vídeo ao vivo durante a aula, intercalando as explicações do professor titular com dúvidas e ponderações dos alunos presentes remotamente. As aulas serão transmitidas diretamente do Campus Garcez. Alunos residentes em Curitiba (PR) poderão assistir às aulas de forma presencial (fisicamente no campus Garcez) ou telepresencial (como o restante dos alunos, via Univirtus).

Essa nova modalidade pode ser considerada “uma sala de aula do tamanho do mundo”. Dinamara é a autora dessa expressão e explica mais sobre ela. “Daqui a pouco teremos a presença da Uninter nos cinco continentes. Não importa se eu estou no Brasil ou no Japão, em Londres, Lisboa ou nos Estados Unidos. A Uninter está no mundo. Com o Ao Vivo Telepresencial, teremos uma sala de aula do tamanho do mundo. Essa sala vai conectar pessoas com um objetivo único: aprender, fazer a sociedade melhor e que sabem que tecnologia é para aproximar, não para distanciar”. Atualmente, a instituição dispõe de polos de educação a distância em todos os países mencionados pela diretora.

Os estudos para viabilizar o Ao Vivo Telepresencial começaram em agosto do ano passado. Um desafio em andamento. Schneider comentou as suas percepções da nova metodologia. “O objetivo é trabalhar com uma sala de aula presencial que possa ser capaz de aceitar alunos de qualquer lugar do mundo. Isso quer dizer que esse professor não lecionará somente a uma turma de alunos presenciais, ele vai dar aula para um grupo de alunos que estão distantes fisicamente uns dos outros, mas estão presentes tecnologicamente, dentro de uma plataforma virtual, assistindo aulas, interagindo com o professor e realizando atividades em grupo sem distinção de presença física”, comenta.

Uma preocupação da instituição é com a qualidade da aula oferecida. E quando se trata de um método que envolve EAD e presencial, o aluno, independentemente do lugar, deverá ter a mesma experiência. O reitor Benhur Gaio tranquiliza a todos em relação a isso. “Nós estamos preparando os estúdios e salas de aula, investindo muito. O nosso padrão será de muita qualidade para essas aulas. Nossas equipes trabalham em conjunto e são muito profissionais. Pessoal do estúdio, de suporte, de tecnologia, de banda larga, fibra ótica. Vamos ter a melhor qualidade que vocês possam imaginar nessas aulas”, conclui.

Inicialmente, a metodologia Ao Vivo Telepresencial estará disponível para os cursos de Pedagogia, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social. Você pode se inscrever e começar a estudar já no mês de março, clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Michael Kopp/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *