Uninter comprova Gestão da Qualidade e recebe nota máxima do MEC

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Geovanny dos Santos, 24 anos, foi o primeiro jovem aprendiz do SENAI-SC efetivado na BMW. Um feito inédito em sete anos da parceria entre as organizações, já que o jovem foi contratado pouco mais de nove meses após iniciar o período de aprendizagem, antes do programa se encerrar. Para potencializar e desenvolver os conhecimentos, almejando o crescimento dentro da empresa, Geovanny ingressou no curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade no polo da Uninter em Joinville (SC), graduação que acaba de ser avaliada e reconhecida com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

“Consegui me desenvolver muito bem, e passar por essa experiência me fez olhar com outros objetivos pensando já também em crescimento pessoal e profissional. O curso irá me potencializar e fazer crescer muito no ambiente onde estou inserido hoje e também para o mercado de trabalho, visando que todas as empresas multinacionais buscam aperfeiçoamento em Qualidade”, afirma o estudante.

De acordo com o coordenador da graduação, Nelson Tadeu de Oliveira, uma das características do centro universitário é que grande parte dos estudantes já atuam profissionalmente e fazem o curso em busca de melhores posições dentro das empresas. Por isso, há tantos alunos de destaque como Geovanny, e por meio da infraestrutura e corpo docente de qualidade, alcança o desempenho de excelência.

“O sentimento é sempre de muita felicidade, após muito trabalho. A preparação de toda a documentação necessária é bastante volumosa e sempre fica certa expectativa em relação à avaliação e ao resultado. Quando olhamos o relatório final dos avaliadores e vimos que foi avaliado para o reconhecimento com nota máxima, é sempre uma satisfação muito grande. Tanto por parte da coordenação, quando por parte dos professores e demais colaboradores envolvidos no processo”, destaca Nelson.

Atualmente, Geovanny ocupa o cargo de pintor de automóveis, mas já era formado técnico em Qualidade e atuou em outras empresas na área, como a Honda Automóveis, em 2021. Por isso, acredita que a formação profissional potencializa promoções e cargos de liderança dentro da BMW, o que é um de seus objetivos. Principalmente por se tratar de um curso reconhecido pelo MEC.

“É uma realização pessoal. Ser reconhecido pela qualificação e potencial não tem preço. Saber que tenho capacidade e posso agregar mais valor para a minha vida pessoal e profissional é muita satisfação. Sou grato à Uninter por me proporcionar essa realização”, salienta.

Além da efetivação, Geovanny se destacou como aluno por duas vezes em uma turma de 25 colegas “com grandes potenciais”. Devido a isso, foi convidado a participar do Torneio Grand Prix de Inovação e ficou em 1º lugar na regional Norte-Nordeste com seu grupo. Lá, produziram um brinquedo para a empresa AB Plast, que atendesse uma comunidade carente, já que o projeto foi voltado para o Dia das Crianças, mas que também pudesse se tornar um negócio a ser comercializado.

Há pouco mais de um mês de curso, o estudante diz que está se adaptando ao ambiente de educação à distância (EAD), mas que já está sendo “muito proveitoso”. “É muito interessante, pois, no meu dia a dia muito corrido, consigo fazer minhas pausas para estudar com tranquilidade, tendo muita flexibilidade e no conforto da minha casa”, afirma.

“Quando se fala em curso EAD, se fala na Uninter”

Quem também ingressou no curso no último mês, foi a estudante Luciane de Oliveira, aos 52 anos. Vinculada ao polo Uberaba, em Curitiba (PR), ela conta que passou por uma transição de emprego e recebeu a oportunidade de atuar na área de Qualidade da Sumitomo Rubber do Brasil. Isso trouxe a necessidade de uma formação profissional e, por indicação da irmã, que também é formada pela instituição, escolheu a Uninter.

“Está sendo muito agradável. Hoje, quando se fala em curso EAD, se fala na Uninter. Super importante, principalmente porque a empresa que estou hoje exige que o curso seja reconhecido pelo MEC”, enfatiza Luciane, que agora busca novas oportunidades dentro da área.

Para o coordenador Nelson, há dois pontos em que o curso se difere dos demais ofertados no mercado. O primeiro é que, quando chega na última fase do curso, há disciplinas eletivas, em que podem fazer a escolha de focar mais no setor industrial ou na área de serviço. Outro benefício que considera importante na estrutura da formação, é que possuem uma parceria junto à empresa Qualyteam, “principal fornecedor de software na área de qualidade do Brasil”. Ou seja, há uma grande possibilidade de que os estudantes trabalhem durante a graduação com uma ferramenta que irão utilizar na vida profissional.

Nelson complementa que os estudantes podem atuar na gestão de programas de qualidade, assim como na elaboração, planejamento e operacionalização de sistemas de gestão de qualidade. Por isso, durante o aprendizado, passam por determinadas normas de gestão de qualidade, gestão ambiental, segurança do trabalho, compliance, que estão bastante ligadas e agregadas à área dentro das empresas. A graduação de dois anos, possui 1.678 horas e iniciou a primeira turma em fevereiro de 2022. Desta forma, já formou os primeiros profissionais em dezembro de 2023.

Cristiano Moreira tem 40 anos de idade e há 19 anos atua na área de Qualidade, sendo 13 deles na Renault. Vinculado ao polo Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), está no último período do curso e diz que também buscou a graduação para se aperfeiçoar e poder concorrer a vagas internas superiores. Ele comprova a visão do coordenador e aponta as ferramentas disponibilizadas como um diferencial do curso.

“Está sendo muito bom, me aperfeiçoando cada vez mais. É um orgulho estudar em uma instituição tão conceituada”, afirma o formando.

O coordenador lembra que todo o corpo docente é formado por mestres e doutores e o serviço de tutoria atende os estudantes com o prazo de um dia útil. Orientação que ocorre por diversos formatos, como texto escrito, áudio ou mesmo a gravação da explicação por vídeo, em estúdio, se for necessário. “A estrutura de atendimento é um diferencial que a Uninter tem em relação a outras instituições”, conclui.

Com a matrícula de mais de três mil alunos desde o início e aproximadamente 1,4 mil alunos ativos atualmente, Nelson acredita e tem a expectativa de que, com o reconhecimento, mais estudantes busquem pela graduação na instituição que é referência em educação à distância.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *