Uninter aproxima teoria e prática com visitas técnicas em empresas de destaque

Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação

A formação acadêmica não se restringe à sala de aula, quer seja física ou virtual. Ela se complementa com atividades que vão permitir que os alunos vivenciam na prática toda a teoria e os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Uma proposta para essa vivência é a visita técnica em uma empresa ou indústria da área de atuação da carreira do aluno.

Essas visitas técnicas são oferecidas aos alunos do curso Superior em Tecnologia em Processos Químicos da Uninter desde 2024. De acordo com a coordenadora do curso, Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes, são atividades de extensão “com o intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade da vivência prática dos conteúdos estudados no curso”.

Para que a visita técnica aconteça, é criado um grupo em aplicativo de conversa em que são passadas todas as informações aos alunos e no qual sempre há a presença de um professor que acompanha o grupo nas visitas. “A coordenação busca uma empresa/indústria em duas regiões com maior quantidade de alunos no Brasil e, então, faz o convite aos alunos e egressos para participação na visita técnica”, complementa Ana Carolina Tedeschi.

Este ano, até o momento, foram realizadas visitas técnicas nas empresas Eco Primos, em Rio Claro/SP, Stihl, em São Leopoldo/RS e CMPC, em Guaíba/RS. O coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Uninter, Douglas Soares Agostinho, acompanhou os alunos nas visitas que aconteceram no Rio Grande do Sul.

Para Douglas, essa vivência é uma experiência incrível. “Tanto para nós professores quanto para os alunos é um momento marcante. Durante a visita em ambas as empresas, os alunos se mostraram interessados em ver in loco o que haviam aprendido nas aulas teóricas e práticas”, destaca.

Ele ainda enfatiza que percebeu que alunos que nunca haviam entrado em uma empresa puderam sentir um pouco do que os espera no futuro e estavam atentos a cada detalhe do que era apresentado. “A visita técnica a qualquer empresa desperta no aluno a curiosidade, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, a satisfação em estar estudando em uma Instituição que procura cada vez mais capacitar seus alunos, tornando-os futuros profissionais”.

Uma das alunas do curso de Engenharia de Produção, Joice da Silva, participou de duas visitas técnicas: na Stihl e na CMPC. Para Joice, que já atua na indústria, essa experiência ampliou a visão sobre os desafios e as boas práticas de engenharia de produção em diferentes contextos. “Além disso, fortalece nosso olhar crítico e inspira a buscar soluções mais eficientes no nosso próprio ambiente de trabalho”, relata.

Outro ponto que chamou a atenção da aluna foi a oportunidade de comparar dois modelos industriais bastante diferentes. “Na Stihl, fiquei impressionada com o nível de automação do sistema produtivo, tudo muito bem sincronizado, com foco em qualidade e segurança. Já na CMPC, o que se destacou foi a escala de operação e o compromisso com a sustentabilidade, especialmente no uso de recursos naturais e no reaproveitamento de resíduos”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Lemos - Assistente de Comunicação
Créditos do Fotógrafo: Imagens cedidas pela professora Ana Carolina Tedeschi


1 thought on “Uninter aproxima teoria e prática com visitas técnicas em empresas de destaque

  1. Com o novo marco regulatório do ensino superior, cada vez essas ações devem ser incorporadas ao dia a dia dos futuros profissionais, pois despertam o interesse, a curiosidade assim como uma análise mais crítica em relação ao que se aprende na teoria por meio das aulas, leituras, pesquisas etc. Cada vez mais o futuro profissional deverá ser o protagonista de seu aprendizado, procurando ampliar suas competências abrindo o leque de opções que o mercado de trabalho apresenta. A Uninter, com sua capacidade e expertise de formar profissionais melhores, incentiva essas ações e encoraja os alunos a seguir nessa linha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *