Uma viagem preciosa às minas de ametista do Rio Grande do Sul

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

No dia 21 de setembro, 37 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Geografia, História, Turismo e Pedagogia, do polo da Uninter em Barracão (PR), realizaram uma viagem à cidade de Ametista do Sul (RS). Lá, aprenderam sobre a história da região e a extração da pedra ametista, sua importância para a economia da cidade e do estado. Também puderam acompanhar uma palestra sobre o garimpo de pedras ametistas e a importância da preservação ambiental.

A excursão começou de manhã com os alunos conhecendo a cidade e, para encerrar o dia, eles acompanharam como é feita a detonação numa mina de ametista. Segundo a coordenadora do polo, Gislaine Bonna da Silveira, a ideia de fazer a viagem acadêmica com os alunos surgiu como uma oportunidade de buscar conhecimentos na prática, conhecendo in loco aspectos turísticos, históricos, ambientais e financeiros dos lugares que visitaram. Além disso, esse tipo de atividade ajuda a estabelecer uma relação mais próxima entre alunos e professores, que acaba por melhorar o desempenho de todos.

Quando perguntada sobre a procura dos alunos pela viagem, Gislaine comenta: “Há muita procura por parte dos alunos das diversas áreas de ensino.  Através das viagens os alunos conseguem aprender vários conteúdos e ter novas experiências que auxiliam na sua formação acadêmica e profissional”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Barracão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *