Uma live para ninguém ficar com dúvidas na declaração do Imposto de Renda

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

A declaração do Imposto de Renda acontece todos os anos com o prazo final de entrega no mês de abril. Entretanto, devido à crise causada pelo coronavírus, esse prazo foi estendido para o dia 30.jun.2020. Mas os cuidados e as dúvidas quanto ao preenchimento do documento continuam os mesmos.

Para tirar essas dúvidas, o Grupo Uninter realizou mais a live Vem Saber! com a temática relativa ao Imposto de Renda. As professoras Neide Borscheid Mayer e Paolla Hauser promoveram um encontro com pouco mais de duas horas de duração para esclarecer o assunto.

A live, que você pode acessar clicando clicando aqui, aconteceu de forma interativa com os espectadores. Depois de uma apresentação inicial detalhando quem deveria declarar o IR neste ano, as professoras intercalavam perguntas dos presentes com perguntas complementares às questões abordadas. O andamento da live decorreu do engajamento das pessoas, que não se acanharam, e trouxeram várias dúvidas pertinentes.

Os temas foram vários, perguntas como: o que são rendimentos tributáveis, quem é obrigado a declarar, as últimas atualizações do sistema para 2020, riscos de cair na malha-fina (quando os dados apresentados pelo contribuinte são inconsistentes), quem pode ser dependente na declaração do IRPF, a diferença entre PGBL e VGBL (modalidades de previdência privada disponíveis no mercado) entre outras questões, foram prontamente respondidas.

Sempre que possível, a professora Paolla Hauser passava dicas da melhor forma para declarar financiamentos, patrimônio, além de outros tópicos essenciais a esse universo que, por mais que seja realidade para parte dos brasileiros, é ignorado por bastante gente, que simplesmente paga o contador e não se debruça sobre os seus rendimentos e gastos. Com essa atitude, às vezes se perde oportunidades de pagar menos imposto. Deixando claro que todas as dicas têm respaldo legal, ou seja, são formas de utilizar as regras do sistema a favor do contribuinte.

Ao final da live, a professora Neide relembra que são sete anos consecutivos em que a professora Paolla realiza ações de conscientização do IRPF nas ruas, e que este ano, o evento foi transferido para a web em decorrência da pandemia de Coronavírus. “É um trabalho com fim social, fizemos essa live para conseguir ajudar as pessoas que estão precisando”, explica. A professora Paolla complementou a fala de Neide. “É muito importante a gente fazer a declaração do IR, para observar o ano que passou e planejar o próximo”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *