Uma aula sobre como melhorar a nossa “casa”, o planeta Terra

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Além dos direitos e deveres inerentes ao cidadão, o conceito de cidadania passou a englobar os cuidados e o respeito ao meio ambiente com mudanças promovidas na Constituição Federal. Por que essa relação é necessária? Pense num cidadão que acumula lixo e detritos na frente de casa. Logo surgirão ratos e baratas, que irão para as casas vizinhas. Portanto, a limpeza do ambiente é um ato de cidadania que contribuirá com toda a comunidade.

Esse conceito ampliado de cidadania foi discutido durante a Maratona de Sustentabilidade da Uninter, transmitida na sexta-feira, 05.jun.2020, Dia Mundial do Meio Ambiente. na página do evento no Facebook. Coordenadora de cursos de MBA e de pós-graduação, da Uninter, Sandra Lopes fez a palestra “Meio Ambiente Sustentável e Cidadania”, em live mediada pelo coordenador do curso de Saneamento Ambiental e Gestão em Vigilância e Saúde, Augusto Silveira.

A discussão se iniciou, a partir da sustentabilidade e a abrangência do meio ambiente e a cidadania, e de como os mais de 7,7 bilhões de habitantes do planeta são responsáveis todos os dias pelas ações e atos realizados no meio ambiente à sua volta.

No decorrer do bate-papo, Sandra abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), publicados em 2015 pela Organizações das Nações Unidas (ONU), que são 17 metas estipuladas para mudar o mundo até 2030 e abordam temas como cidades e comunidades sustentáveis, produção de energia limpa e sustentável, vida na água, agricultura sustentável, entre outros.

Ela destaca uma dessas metas. “As cidades sustentáveis, se fazem muito importantes na atual conjuntura, pois são construídas pensando no impacto socioambiental, logo todo seu desenvolvimento e construção, é pensado a partir do que pode contribuir ao meio-ambiente, diminuindo problemas comuns das cidades grandes, como a poluição, por exemplo”.

A professora falou de uma tendência ainda em implementação no Brasil e que ajudaria na sustentabilidade. São os coletores inteligentes, que se baseiam em um sistema de pontuação por meio do qual se realiza um cadastro e ganha-se uma premiação a partir da quantidade de resíduos que cada um deposita. O prêmio pode ser recebido em dinheiro ou em produtos dos patrocinadores, como sucos e água mineral, por exemplo.

Para assistir a palestra completa, clique aqui na Maratona de Sustentabilidade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *