SÃO MIGUEL DO OESTE

Um encontro para inspirar no Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O polo de apoio presencial da Uninter em São Miguel do Oeste (SC) realizou um encontro com a finalidade de orientar os acadêmicos selecionados para prestar o Enade de 2018. A ação ocorreu durante o mês de agosto, na unidade de educação a distância do município.

O Enade é uma das formas de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil. O exame é responsável pela análise de conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas pelo acadêmico. Ou seja, ele é responsável por avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, com base nas competências previstas nas diretrizes curriculares.

A prova é obrigatória e a realização deve estar registrada no histórico escolar do estudante. A primeira vez que o Enade ocorreu foi em 2004. A avaliação, programada por área de conhecimento, acontece num intervalo de três anos.

resultado do exame, em conjunto com o Questionário do Estudante, permite o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). São indicadores que avaliam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior (IES) no Brasil, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas na educação.

“É importante para a avaliação do rendimento dos acadêmicos graduados. Bem como das instituições de ensino superior do nosso país, servindo como base estatística para aplicação de melhorias necessárias nas instituições de ensino. É a oportunidade dos acadêmicos demonstrarem os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos, necessários para a inserção no mercado de trabalho”, explica Geanete Maldaner, coordenadora do polo de São Miguel do Oeste.

Em 2014, a Uninter conquistou o primeiro lugar entre as IES de grande porte do país, a partir das notas obtidas pelos estudantes de educação a distância no Enade. O resultado foi divulgado pela Revista da Associação Brasileira dos Estudantes de EAD.

Não faltam exemplos para inspirar os alunos que farão a prova desse ano. Um deles é o aluno Claudemir Fernandes dos Santos, graduado em Gestão Financeira no polo de Guaíra (PR). Em 2012, ele alcançou a maior nota no Enade em todo o Brasil: 83,8.

Embed HTML not available.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São Miguel do Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *