Um convite para protagonizar a própria vida

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A felicidade é uma peça-chave nesse enorme quebra-cabeças que é a vida. Para uma pessoa com deficiência, a busca pela felicidade pode oferecer alguns desafios especiais.

“Os dias atuais não são fáceis para ninguém, mas se a pessoa tem alguma deficiência, isso fica ainda mais presente, deve se superar todo dia para conseguir seu espaço no mercado de trabalho e obter sucesso”, diz Ademir Bueno, psicólogo e professor da Uninter.

No último dia 20 de agosto, o Instituto IBGPEX de Responsabilidade Socioambiental convidou-o para dar uma palestra com a temática “Protagonistas da sua Própria História”. Bueno colocou todos os alunos com necessidades especiais para refletir sobre a busca da felicidade. Segundo ele, o objetivo era motivá-los a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas, tendo como principal “responsabilidade” a sua satisfação pessoal.

Além de promover palestras e rodas de conversa como essa, o IBGPEX ainda possui diversos programas de inclusão que atuam no contexto da pessoa com deficiência.

Temos, como exemplo, os projetos Ser Capaz e Qualificação Vinculada, entre outros. O primeiro busca garantir os direitos das pessoas com deficiência sob as formas de inclusão social, digital, educacional e cultural.  Já o segundo é um curso de administração voltado para pessoas com deficiência.

“Independente de nossas limitações, devemos nos manter atentos e agindo para conquistar as coisas que consideramos importantes para nossa vida”, conclui Bueno.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo IBGPEX


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *