Três dias de pulos que chacoalharam o Tiradentes

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

A Semana Acadêmica de Comunicação promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro no campus Tiradentes da instituição, em Curitiba (PR). Este ano o tema foi Give your Jumps (Dê seus pulos), um convite à habilidade de improvisar.

Estudantes dos turnos da noite e da manhã organizaram uma série de palestras e oficinas que movimentaram a instituição e tiraram os participantes do chão. Além de organizar todas as atividades, as equipes da manhã e da noite competiam entre si pra ver quem seria a melhor equipe organizadora.

Na sexta-feira, dia de encerramento do evento, o período da manhã contou com três convidados pra lá de especiais: Mariah Luz, formada em Administração e criadora do blog OquefazerCuritiba, o historiador e professor Otacílio Vaz e o fotojornalista Albari Rosa.

Otacílio, carinhosamente conhecido como Tatá, abriu a sessão com uma palestra sobre rock and roll, fazendo muitos alunos chacoalharem a cabeça. Tatá levou os estudantes a viajar pela história desse estilo musical, desde suas raízes com o blues de Robert Johnson, até os anos 1990 com o grunge do Nirvana.

Depois foi a vez de Mariah, que em tom descontraído contou sua história de empreendedora digital. Ela lembrou dos “pulos” que precisou dar até fazer sucesso e alcançar um grande número de seguidores – que hoje está batendo na casa dos 230 mil. O blog criado por ela há quatro anos contém dicas de gastronomia e entretenimento e tornou-se referência na cidade.

O fotojornalista Albari Rosa fechou a sessão matinal da semana. Vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo – que premia trabalhos em defesa da democracia e dos direitos humanos –, Albari contou um pouco sobre suas peripécias em coberturas jornalísticas arriscadas. Para ele, a câmera “funcionava muitas vezes como um escudo”, e sem ela se sentia despido.

No período da noite, os convidados foram Ricardo Goldolfi, sócio-fundador do Clube de Criação do Paraná, Franklin Freitas, jornalista e editor de fotografia do site de notícias Bem Paraná, e Cristian Toledo, comentarista esportivo da RPC-TV, do Grupo Paranaense de Comunicação. Os três partilharam com a plateia suas histórias de superação.

A equipe We are not fit, responsável pela programação da manhã, foi formada por Ana Paula Oliveira,,Eduardo Igor, Alline Tiburcio, Karin Jaqueline de Paula, Thiago Fernando, Camila Vitachi, Marcus Vinicius Rudnik, Renan Alex, Patricia Lourenço e Maicon Sutil.

A programação da noite ficou por conta da equipe Megatron, formada por Cássio Cristian, Bruno Ludke, Israel Thomaz, Sérgio Júnior, Thalita Welke, Luís Gustavo, Douglas Miranda, Gabriel Bukalowsky, Jonathan França e
Tom Neves.

Ao final das atividades, todos foram convidados para a festa de encerramento no Joker’s Pub, onde foi conhecida a equipe vencedora da competição de organização da semana: o time Megatron (foto principal). No ano que vem tem mais.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Três dias de pulos que chacoalharam o Tiradentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *