Três cursos, três livros e as muitas paixões da polivalente Amelia Orashi

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, houve um aumento de 0,96% nas vendas de livros entre setembro e outubro de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2018, foram vendidos 2,9 milhões de livros ao longo dos meses citados. No ano seguinte, 3 milhões de obras saíram das livrarias.

Um aspecto que tem se destacado nesse mercado é o crescimento da publicação e venda de livros em formato digital. Durante a pandemia, por exemplo, muitas pessoas compraram o Kindle, o dispositivo digital da Amazon para a leitura de livros. Dentro da plataforma da gigante do e-commerce, há milhões de livros digitais disponíveis que podem ser baixados com um clique – alguns, inclusive, gratuitamente. Além disso, a plataforma possibilita que autores publiquem suas próprias obras, sem ter que passar pelo crivo de uma editora.

Este é o caso das três obras da Amelia Lima Orashi, egressa do curso de Gestão Pública da Uninter, polo de Petrolina (PE). “A Amazon é ótima para autores independentes. Possui fácil publicação”, ela diz.

Em Eu e outras dores Amelia envereda pela poesia. Já os livros À sombra da mente e Diferentes gerações são do gênero suspense psicológico (você pode conhecer as obras clicando neste link).

Ela conta que começou a escrever com 16 anos, mas outra paixão artística a acompanhava desde a infância: o desenho. “Basicamente minhas inspirações para os desenhos vieram de quadrinhos repletos de ação. E isso refletiu na escrita também. A base da minha formação artística foram os HQs, os mangás etc.”, relembra.

E por conseguir reunir suas duas paixões, a escrita e o desenho, decidiu começar o curso de Design de Animação da Uninter. Além dessa graduação, Amelia também estuda Engenharia da Computação e ainda faz uma pós-graduação na mesma área.

Apesar de manter seu trabalho como funcionária pública, Amelia garante que continuará alimentando seu lado de escritora e desenhista. “Continuarei a escrever, possuo projetos para desenhos e pinturas”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Três cursos, três livros e as muitas paixões da polivalente Amelia Orashi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *