Talking Business acontece dia 24 e debate cibersegurança

Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo

A cada vinte e quatro horas uma nova atualização é lançada no mundo virtual, uma nova rede, um novo software. O universo artificial chega ao nível de parecer algo cosmológico de tamanhas camadas que foram e são desenvolvidas o tempo inteiro. E quanto mais espaço as tecnologias ganham, sejam nos meios individuais ou corporativos, mais lugar se dá para os invasores. É com base nos perigos do espaço virtual que a Uninter Global Hub realiza a próxima edição do Talking Business com o tema “Cibersegurança: tecnologia, treinamento e emprego”.

A escolha do tema está alinhada aos desafios do mercado, já que os ataques aos sistemas integrados nas empresas estão cada vez mais frequentes, violentos e velozes. Segundo um estudo realizado pela FortiGuard Labs em 2022 e publicado pela CNN Brasil, o país registrou no primeiro semestre aproximadamente 31,5 bilhões de tentativas de ataques hackers às empresas, sendo um aumento de 94% em comparação com o ano anterior.

 

Diante desse cenário, o Talking Business é uma forma de dinamizar o acesso a informações relacionadas à tecnologia, uma vez que diversos cursos de graduação ou pós-graduação têm como propulsores o ambiente virtual.  É através desses avanços tecnológicos que os temas do Talking Business são selecionados pela equipe, mesclando a atualidade do mundo com a realidade acadêmica e corporativa dos meios de atuação de inúmeras áreas.

 

Nesta edição, o evento traz como principal objetivo a criação e desenvolvimento de perspectivas internas e externas sobre a maturidade, status e perspectivas de crescimento do mercado brasileiro de cibersegurança, além de proporcionar a compreensão das funções principais dos diversos setores ativos da cibersegurança e a importância do comportamento e treinamento dos usuários.

Para isso, a Uninter Global Hub convidou a aluna de Bacharelado em Física Lillian Rosemback de Tijucas (RJ) para participar da roda de conversa. Além de estudante, Rosemback possui 14 anos de experiência na área de TI como desenvolvedora, analista e consulta de cibersegurança. A jovem possui formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e vê a Uninter como uma das poucas universidades que possui preocupação com a inclusão. “Eu tenho transtorno de espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e altas habilidades diagnosticadas. E convenhamos que não é uma coisa que outras universidades lidam bem”, relata.

Rosemback conversou com Jason Dyett, vice-presidente e co-fundador do Uninter Global Hub sobre a importância de um evento destinado à segurança do mundo virtual e assim surgiu o tema da edição. Na visão da estudante, o principal objetivo deste Talking Business é a quebra de preconceitos contra a área. “São eles (público) que estarão no mercado amanhã”

Lillian ainda cita que a discussão de Cibersegurança no Brasil é muito lenta, uma vez que outros países já superaram inúmeros desafios da área. “Israel teve um sucesso estrondoso nos desafios de conscientização”, visto que o principal problema encontrado pelos profissionais atualmente é a de conscientizar os CEOs das empresas a acreditar na importância e relevância do investimento a curto, médio e longo prazo na segurança dos dados e sistemas que possuem.

No caso de universidade EAD, a estudante salienta que os cuidados com os sistemas e proteção de dados é ainda mais crítico e complexo. “Já vi universidades EAD que não tem esse cuidado”. Para ela, a Uninter se destaca no compliance e na proteção de dados. Por fim, Lillian acredita que o protagonismo estudantil é a chave para um país e sociedade melhor e reforça o convite para que os estudantes participem do evento.

 

O Talking Business da Uninter Global Hub acontece no próximo dia 24 de agosto de 2023 às 19h30 de maneira virtual e as inscrições ainda estão abertas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Carvalho Horbach - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *