Sistema de bibliotecas da Uninter inova e dá acesso a milhares de livros digitais na pandemia

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

As bibliotecas físicas foram forçadas a fechar as portas durante a pandemia de Covid-19. Isso não significou, porém, o afastamento do público de suas leituras. O compromisso das bibliotecas da Uninter em distribuir conhecimento e boas histórias permaneceu firme no período.

Sendo a maior instituição de ensino superior a distância do Brasil, a Uninter sempre se preocupou com o acesso de seus estudantes a livros por meio digital. Os quase 300 mil alunos do centro universitário contam com os mais de 9 mil títulos da Biblioteca Virtual Pearson, voltados a 40 áreas do conhecimento, a sua disposição. Todos os recursos podem ser acessados por smartphones, tablets e computadores.

Das áreas que mais tiveram obras visualizadas, destacam-se a Administração e especializações correlatas (como Planejamento e Gestão Estratégica e Gestão de Projetos), com cerca de 25 mil acessos.

Os estudantes também têm à disposição o site Minha Biblioteca, agregando mais de 8.800 títulos das principais editoras acadêmicas do país. A coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas da Uninter, Vanda Dias, conta que foram realizadas ações de estímulo à leitura e pesquisa dos universitários neste ano.

“Oferecemos três dias de treinamento de utilização da Minha Biblioteca, que possibilitou uma visão ampla e detalhada, não somente aos alunos, mas também aos docentes, de todo conteúdo. Percebemos um interesse muito grande, pois tivemos mais de 2.800 inscritos e participantes.”

Em 2020, a Uninter ainda inovou com a disponibilização do Liberi. O aplicativo é um leitor de e-books para os estudantes, criado pela Editora InterSaberes, braço forte da instituição na publicação de materiais acadêmicos. O objetivo é oferecer acesso a todos os 1.200 livros da editora por meio do aplicativo.

A plataforma do Sistema Integrado de Bibliotecas reúne ainda publicações científicas por meio dos portais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Scielo (Biblioteca Eletrônica Científica Online) e EBSCO (Business Source Complete).

“O objetivo das bibliotecas do Sistema Integrado é não deixar o aluno desamparado, oferecendo um serviço de qualidade, íntegro, com responsabilidade e respeito às pessoas, seguindo os valores da Uninter”, finaliza Vanda.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *