Simpósio busca capacitar profissionais para a pesquisa social

A Uninter realizará nos próximos dias 7 e 8 de novembro o 1º Simpósio de Pesquisa Social e 1º Seminário de Pesquisadores em Serviço Social, no campus Garcez, em Curitiba. Quem organiza o evento é o curso de Serviço Social da Uninter e o Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação, Trabalho e Sociabilidade (GETFS), da instituição. Para se inscrever, clique aqui.

“O encontro significará um importante espaço de discussão e capacitação sobre a produção do conhecimento tendo como foco principal a pesquisa social. Ampliando o conhecimento sobre procedimentos e instrumentos relativos à pesquisa qualitativa e o seu significado no trato das questões relativas à formulação, avaliação e monitoramento das políticas sociais’’, explica a professora, Aurea Bastos Davet, integrante da organização do evento.

Entre as atividades do encontro estão palestras, lançamento do caderno “Humanidades em Perspectivas”, exposição de banners com apresentações de pesquisas e artigos, além do lançamento de produções do curso de Serviço Social, publicadas pela Editora Intersaberes. ‘’Os trabalhos organizados para o evento respondem a uma demanda dos pesquisadores para dar visibilidade a seus estudos, além de estimular a participação dos alunos e voluntários a integrarem os projetos de pesquisa’’, diz Aurea.

A estudante do curso de Serviço Social Maria Andréa Dias Telles explica que esta é uma excelente oportunidade para conhecer como é feito o planejamento de um evento na prática. Além disso, este encontro é também uma boa chance de mostrar seus projetos e interagir com alunos de diversas instituições. “Vamos poder expor nossos trabalhos e estudantes que venham de outras instituições também mostram suas pesquisas”, diz a aluna, que também integra a comissão organizadora do evento.

Para Keyla Rodrigues de Camargo, voluntária na organização do simpósio e recém egressa do curso de Serviço Social na Unibrasil, esta é uma ótima forma de aprendizado. “Espero adquirir novos conhecimentos referentes à atuação do assistente social na contemporaneidade. Vivemos um momento em que a sociedade precisa discutir as atuações profissionais, principalmente dos assistentes sociais, tendo em vista que os mesmos atuam em políticas públicas, políticas que vêm sofrendo muitas alterações no atual contexto”, diz Keyla.

Segundo os organizadores, a expectativa é que compareceram 400 pessoas entre alunos, professores, profissionais e demais interessados. Para mais informações enviar um e-mail para: [email protected].

Confira a programação

07/11 – Terça-feira

14h às 16h30 – Encontro com profissionais, supervisores  de campo e professores com a  Profª. Dra Maria Lucia Martinelli.

18h – Abertura Oficial do Evento com o lançamento do Caderno de Pesquisa Humanidades em perspectivas.

Lançamento oficial das produções do curso de graduação em Serviço Social publicadas pela Editora Intersaberes.

19h às 22h– Palestra – A Pesquisa Social como compromisso ético e político do profissional nas demandas para as políticas sociais. Prof.ª Dra. Maria Lucia Martinelli.

08/11 –  Quarta-feira

8h às 12h – Oficinas de apresentação das pesquisas e artigos aprovados para exposição no evento.

11h às 18h – Exposição dos Banners/ Posters de Pesquisas.

14h às 17h – Oficinas de apresentação das pesquisas e artigos aprovados para exposição no evento.

19h – Palestra – Trabalho, Sociabilidade e Formação: O papel da pesquisa na formação acadêmica do Assistente Social. Prof.ª.  Drª Jussara Ayres Bourguignon – (UEPG).

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Talita Santos – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Talita Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *