Semana de Biologia destaca as múltiplas atuações dos profissionais da área

Autor: Luiz Garcel - estagiário de jornalismo

Se você acha que a Biologia não faz parte de nossas vidas, está enganado! Pesquisadores de Biologia são fundamentais para a sociedade com suas pesquisa como desenvolvimento de vacinas, fertilização in vitro, estudos de DNA, descoberta da penicilina, processos de clonagem e modificação genética, entre outros. Além disso, os biólogos  fazem uma interação muito grande com o meio ambiente, para conservação e recuperação da biodiversidade.

A Semana da Biologia da Uninter dá destaque às múltiplas atuações desse profissional, com ênfase nas novidades da área. Em sua quarta edição, o evento promovido pelos curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da instituição aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto de 2023. A programação teve participação de alunos do “Projeto Ciência” da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) e contou com apresentação de TCCs (trabalhos de conclusão de curso) e palestras com renomados profissionais da área. Durante os quatro dias de programação, foram quase 3 mil visualizações das transmissões.

O protagonismo dos alunos na programação foi destacado pela professora Renata Garbossa. “A gente traz esses estudantes para falarem um pouco de suas pesquisas, dos seus trabalhos e da sua trajetória junto ao curso. Nós temos estudantes que já têm uma formação, já têm mestrado, doutorado e uma trajetória acadêmica consolidada, mas escolheram a Biologia como bacharelado”, comentou.

A abertura, no dia 28, contou com a participação do vice-reitor, Jorge Bernardi; da diretora da ESEHL, Dinamara Pereira Machado; e da coordenadora da área de Geociências, Renata Adriana Garbossa.

Na ocasião, foi feita uma homenagem à memória da professora Thaisa Maria Nadal, falecida poucos dias antes. “Ela ajudou em todo o processo de pensar o curso em 2019. Foi uma das precursoras, ajudou na matriz curricular, no PPC [Projeto Pedagógico do Curso]. Então, a semana foi dedicada a ela”, destacou Garbossa.

No dia seguinte, foi realizada uma oficina em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na qual foi destacado o papel do biólogo em áreas de saneamento. Durante a pandemia de coronavírus, métodos de rastreamento epidemiológico foram usados para ajudar a determinar o estágio de evolução do vírus.

À noite, a professora Maria Tereza Xavier Cordeiro mediou a palestra com a conselheira Luciene Ribeiro, que falou sobre a importância do cadastro dos biólogos junto ao Conselho Regional de Biologia da 7ª região – Paraná (CRBio-7).

No dia 30 de agosto, a palestra foi com a professora de Pós-Graduação da Uninter Liya Regina Mikami, que desenvolve projeto de pesquisa na área de Genética Humana, nas linhas de pesquisa em Investigação Clínica e Experimental de Doenças Humanas. Ela apresentou um histórico do desenvolvimento da ciência gênica e falou sobre a genética, tanto na área médica para prevenção e diagnósticos, quanto para áreas de produção agropecuária e desenvolvimento de medicamentos.

Para finalizar o evento, os alunos fizeram um curso rápido sobre a Delimitação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e capacitação para uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG).

A professora Renata destacou a importância da participação dos estudantes para a realização da semana de apresendizado. “Todo o evento teve aspectos muito positivos, eu acho que a participação dos estudantes tem esse papel de destaque!”, destacou.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luiz Garcel - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *