Segurança Internacional é tema de palestra em congresso de Ciência Política

Miriã Calistro – Estagiária Jornalismo

No início do mês, professores do Centro Universitário Internacional UNINTER, participaram do 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. O encontro que ocorreu em Belo Horizonte, é bianual e considerado um dos mais importantes da área de Ciência Política.

O evento abriu espaço para que doutorandos pudessem apresentar suas teses, e um dos trabalhos exibidos foi: A teoria de securitização e o modelo de fluxos múltiplos de John Kingdon, desenvolvido pela coordenadora do curso de Relações Internacionais da UNINTER, Caroline Cordeiro.

‘’Esse trabalho foi parte do resultado da minha tese de doutorado que envolve segurança internacional. É um tema que venho desenvolvendo desde o início do meu mestrado’’, explica a coordenadora.

Caroline destaca que o seu tema tenta explicar de que maneira as ideias e discursos acabam se tornando pautas nas agendas do Estado. ‘’Por exemplo, o terrorismo virou realmente uma pauta de segurança, e hoje temos a lei antiterror no Brasil. Desse modo, o objetivo dessa teoria é explicar de que maneira uma ideia saí do discurso e vira uma política pública’’, comenta.

Os professores Lucas Massimo e Luiz Domingos Tonial, da UNINTER, também participaram do congresso apresentando o trabalho denominado A ciência política e o estudo das instituições representativas: redescobrindo a Primeira República.

Edição: Andressa da Rosa

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *