Secretariado Executivo da Uninter conquista menção honrosa em encontro nacional

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

A Uninter esteve presente na última edição do  VI Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo (ENASEC), na cidade de Viçosa (MG), onde conquistou o prêmio de Menção Honrosa na classificação especial, categoria trabalho completo.  O artigo apresentado, “Aspectos da produção textual de estudantes de um curso de Secretariado Executivo na modalidade da educação a distância: uma investigação baseada em corpus”, é resultado do grupo de pesquisa coordenado pela professora Thereza Cristina Lima. O evento aconteceu entre os dias 30.out.2019 e 1.nov.2019.

O objetivo do trabalho, segundo a coordenadora do grupo, é pesquisar as dificuldades em língua portuguesa que os estudantes de Secretariado Executivo podem ter. O grupo de pesquisa responsável pelo artigo é composto por docentes do curso da própria Uninter, com exceção do professor Rodrigo Müller, que hoje trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além dele e da professora Thereza, estão na equipe as professoras Adriana Czajkowski e Edilaine Cegan.

Para Thereza, a conquista do prêmio se deu muito pela relevância que a pesquisa oferece para a área. “O nosso trabalho foi selecionado e lá recebeu o prêmio de menção honrosa. Por quê? Porque, realmente, é um trabalho que vai ajudar não apenas os alunos da Uninter, mas todo aluno de Secretariado Executivo que ler nosso artigo”, explica.

Este não foi o primeiro ano em que o grupo participou do evento. Thereza conta que assim como nas outras vezes, sentiu uma pequena apreensão durante o período de espera para saber se o trabalho seria aceito ou não. Mas, depois, foi só satisfação.

“Quando foi aceito, nós ficamos muito felizes! Foi um evento no qual houve participação do Brasil inteiro. Então é um evento grande, é o maior evento nacional de Secretariado Executivo. E nós ficamos ainda mais felizes de termos concorrido com várias instituições públicas, estaduais e federais, e nós, como instituição particular, termos sido selecionados para ganhar esse prêmio de menção honrosa. Foi muito bom”, conta.

Thereza destaca que o reconhecimento no evento foi muito importante para mostrar o trabalho sério que a Uninter faz. “Para a gente, é sempre uma satisfação quando alguém reconhece o nosso trabalho. Seja qual for o tipo de trabalho que alguém reconhece que é um trabalho sério, que é uma pesquisa que vai, nesse caso, contribuir para a área, nos traz uma satisfação muito grande! Além disso, o fato de conquistar essa menção honrosa, para a instituição e para o curso, também é importante porque é um comprovante da qualidade, da qualificação dos profissionais que atuam como docentes do curso”, conclui.

O que é o ENASEC?

O Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo é um evento acadêmico-científico bienal, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), que tem o intuito de discutir a pesquisa em Secretariado Executivo em todo o país. 2019 foi a sua VI edição e, além da apresentação dos trabalhos científicos e acadêmicos, contou com palestras, mesas-redondas, exposições de pôsteres e outras programações que envolvem a área.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Prefeitura de Viçosa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *