Saúde financeira é sinônimo de saúde mental

Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo

Você sabia que cuidar da sua saúde financeira ajuda também na parte emocional? O professor e psicólogo Ivo Carraro conversou com alunos e colaboradores da Uninter sobre o assunto no programa “Tô Bem”. A live foi transmitida dia 28.abril.2021 pelo Ava Univirtus.

O professor é direto quando diz que “a pandemia trouxe uma realidade nova e nós precisamos replanejar a nossa vida”. E para entender melhor essa situação, ele fala sobre por que os seres humanos precisam de dinheiro.

“Há 10 mil anos, os seres humanos eram coletores e tinham uma economia de subsistência, ou seja, o objetivo era se manterem vivos. Para isso acontecer, eram necessários três itens básicos: abrigo, fogo e alimento”.

Com a evolução, nossos ancestrais deixaram de ser nômades para se estabelecerem em um único lugar. Além disso, começaram a construir comunidades. Ali perceberam que poderiam tirar o alimento da terra, por meio da agricultura. E aqui está a gênesis do mundo financeiro, explica Ivo.

Trazendo para a atualidade, não precisamos mais plantar ou ir atrás de uma caça para conseguirmos comer. No mercado, alguém que plantou ou alguém que criou animais já disponibilizou o alimento pronto para consumo. Então, o que precisamos fazer para adquirir nossa alimentação? “Entregar alguns papéis coloridos”, como descreve o professor.

O dinheiro, como destaca Ivo Carraro, é o resultado de um esforço. Você trabalhou o mês todo para no quinto dia receber uma recompensa. Entretanto, é preciso separar as necessidades dos desejos, caso queira viver bem. O professor elenca que:

Necessidade: tudo aquilo que se não for satisfeito ameaça a vida. Exemplo: alimentação, sono, roupa, água.

Desejo: Tudo aquilo que se não for satisfeito, não ameaça a vida. Exemplo: comer o prato preferido ou escolher a cor da roupa.

Comparando essa oposição com a pirâmide das necessidades básicas do ser humano, do teórico Abraham Maslow, vemos que as necessidades do corpo (fisiológicas e a segurança) complementam as necessidades da mente (social, estima e autorrealização). “Por essa razão que a saúde financeira é a saúde mental também. Ou seja, quando o corpo está bem, a mente também está”, descreve Ivo.

Mas, afinal, o que é saúde financeira? “É quando você ganha o teu dinheiro e vai aplicar em necessidades básicas: casa, roupa e alimento”, complementa o professor.

Por falar em dinheiro, o psicólogo destaca que ele mexe de duas maneiras distintas com o emocional das pessoas: quando falta e quando é utilizado de forma a atender somente aos desejos. “É por isso que para algumas pessoas sobra mês no final do dinheiro. E aí já não tem mais o que fazer”, exemplifica.

O mais importante é tentar evitar situações como essa. E a melhor forma de fazer isso é através de um planejamento financeiro. Isso significa que você precisa organizar o quanto ganha e o quanto possui de gastos fixos – são aqueles que vêm todo mês, como água, luz, aluguel, etc.  O que sobrar desse montante, você poderá aplicar em custos variáveis que irão suprir os seus desejos. Pense sempre que “o dinheiro gosta de ser administrado. E com uma planilha simples você consegue notar isso”, explica o psicólogo.

“Saúde financeira é simplesmente para você organizar tua vida, saber onde você vai gastar o teu dinheiro. E o dinheiro, lembre-se disso, deve te trazer uma recompensa também”, conclui Ivo Carraro.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Marek Studzinski/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *