LITERATURA

Sarau literário esmiúça os mistérios de Clarice Lispector

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

O polo Uninter de Santa Cruz do Sul (RS) transformou a noite de 28 de maio em uma grande homenagem à escritora Clarice Lispector. O tributo aconteceu em forma de sarau literário, intitulado “Clarice Lispector: poéticas do mistério”. Ele foi realizado dentro do evento “Encontros com Ideias”, uma iniciativa que, segundo Mônica Eliza Malacarne, coordenadora do polo, visa promover encontros presenciais mês a mês entre os alunos da educação a distância (EAD).

Além da declamação de textos de Clarice, feitas pelos alunos de Letras da Uninter, a noite contou com a sensibilidade musical de Ricardo França, aluno do curso de Música da Uninter, e seu excelente repertório, com músicas escolhidas especialmente para cada obra que estava sendo lida. “Os acordes se juntaram à leitura e repercutiram muitos sentidos e vibrações. O sarau teve distintos momentos. O público foi convidado a entrar no universo de Clarice através do relato de sua biografia, que apresentou fatos interessantes sobre sua vida pessoal, além da contextualização de suas obras e devaneios poéticos. Foi poético, sensível, profundo”, descreve uma das organizadoras do evento, a orientadora Stéla Piccin.

A curadoria ficou nas mãos da professora e orientadora do curso de Letras da Uninter, Stéla Piccin. Tanto para Monica quanto para Stéla, a seleção dos textos foi um dos maiores desafios do encontro. “Realizar um sarau com obras de Clarice foi um desafio porque implicou uma cuidadosa seleção de textos, trechos de seus livros que despertassem sensibilidade e emoção nos presentes. Um desafio que foi vencido e deixou um misto de poesia e nuances de profundidade naqueles que dedicaram seu tempo à apreciação, à escuta poética e à expansão do pensamento. Porque Clarice é isso: força que movimenta o pensamento”, conta Stéla.

O sarau literário foi aberto à comunidade local de forma gratuita, sendo solicitada apenas a doação de três itens de higiene em prol da Associação de Auxílio aos Necessitados (ASAN) da cidade.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Santa Cruz do Sul


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *