Projeto voltado a adolescentes em medidas socioeducativas em Imperatriz é finalista do Top Inovação

Autor: Divulgação

O projeto “A Medida Certa é Ser Aprendiz”, que tem como objetivo inserir no mercado de trabalho adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto em Imperatriz, é finalista no 1º Prêmio Top Inovação da Uninter. A idealizadora da iniciativa, a pedagoga e psicopedagoga Djenane Rodrigues Nascimento, conta que a ideia surgiu em atendimento a esses adolescentes, observando situações extremas de vulnerabilidade socioeconômica.

“Eles me relatavam que tinham necessidade e um grande desejo de trabalhar para ter seu próprio dinheiro, seja para alimentação, vestuário ou sair com os amigos no fim de semana. Esses adolescentes, em sua maioria, não conseguem trabalho devido à falta de escolaridade e preconceito. Assim, surgiu o nosso projeto que visa inseri-los no mercado de trabalho de forma educativa, visando a formação técnica profissional e promovendo o desenvolvimento integral”, explica Djenane.

Como funciona

Para participar do projeto, o adolescente deverá estar devidamente matriculado e frequentando a escola, com idade entre 14 e 18 anos.

O grande diferencial é o curso de formação inicial, que tem duração de três meses, onde, uma vez por semana, os jovens têm capacitação nas áreas de desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, relações interpessoais, mercado de trabalho, currículo e informática básica.

Prêmio Top Inovação Uninter

O prêmio tem como objetivo dar visibilidade, incentivar e aprimorar às ações de gestores engajados que buscam o desenvolvimento socioeconômico, por meio de soluções inovadoras, inteligentes e criativas, sejam elas entidades públicas ou privadas de todo o Brasil.

Todos os projetos inscritos e homologados receberão certificado de participação. Será concedido um troféu ao melhor projeto de cada categoria e os ganhadores também serão beneficiados com cursos de extensão da Uninter.

“Os participantes estão defendendo suas iniciativas por meio de uma apresentação sucinta aos jurados. Com isso, a etapa final permitirá divulgar os projetos a um público maior e, quem sabe, conseguir investimentos e financiadores”, explica o professor e idealizador do prêmio, Ricieri Garbelini.

A comissão julgadora é composta pelos coordenadores e professores dos cursos de pós-graduação da instituição.

Neste sábado, 27 de novembro acontece o evento final, onde serão revelados os ganhadores. A apresentação será transmitida ao vivo pela TV Profissão – canal no YouTube e pelos canais oficiais do Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *