Programa Memórias de Intercambista aborda o intercâmbio virtual

Autor: Renata Cristina - Estagiária da Agência Mediação

O programa Memórias de Intercambista está de volta. A 11ª edição foi exibida no dia 20.jul.2021 trazendo como convidado o estudante de jornalismo Gustavo de Araújo. Intercambista da Uninter na Universidade Central do Chile, ele contou como é o ensino na modalidade virtual e falou das experiências vividas no intercâmbio.

Após o semestre na universidade chilena, Gustavo diz que o intercâmbio agregou em sua vida, tanto pessoal quando profissional. “Conhecer outras culturas, conhecer como eles conversam, a ligação professor e aluno, aluno e aluno agrega demais. Agrega em vários sentidos”, diz. Ele reforça que o intercâmbio é importante na carreira profissional, e o idioma é a principal questão. Não adianta dizer que sabe falar espanhol, é preciso saber falar. “Sem o espanhol você não faz nada. Eles não falam uma palavra em outro idioma. Aí você mostra que você sabe, que conseguiu se virar e deu conta do recado’’, diz Gustavo. ‘’Por mais que você está longe, agrega demais”, conclui.

No bate-papo, ele respondeu ao comentário de uma expectadora sobre como foi o networking à distância. ‘Uma das pessoas que mais ficaram próximas comigo foi uma colombiana de Bogotá. Eu tive contato de fazer amizade com poucos ali, mas tive. Acredito que essa amizade que a gente faz com o pessoal de fora é muito difícil de se afastar, é muito difícil perder esse vínculo’’, respondeu.

Para finalizar a conversa, ele também deu dica para o estudante que está pensando em fazer intercâmbio. “Seja para realmente crescer, tanto como pessoa quanto profissional, para ter um diferencial lá na frente, vale totalmente a pena. Não tem nenhum ponto negativo. Se tiver disponibilidade e vontade é o que basta’’, incentiva o intercambista.

O programa

 O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização da Uninter. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Radio Uninter, e também nos canais do YouTube do Jornalismo Uninter e da Rádio Uninter. As edições são quinzenais, e pode contar com comentários dos expectadores.
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - Estagiária da Agência Mediação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *