Programa de rádio traduz o noticiário internacional para o ouvinte brasileiro

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Ainda são poucos os brasileiros que acessam notícias em outras línguas, seja pela falta de interesse ou pela dificuldade de interpretação do idioma estrangeiro. Para trazer um pouco desse universo para o ouvinte brasileiro, a Rádio Uninter lançou um programa que aborda a cobertura da mídia internacional a partir dos temas que recebem maior destaque, baseado na leitura de portais de notícias como CNN, BBC e Deutsche Welle.

Os professores Jeferson Ferro, do curso de Jornalismo, e André Frota, do curso de Relações Internacionais, apresentam toda semana no programa In The News, uma seleção das notícias que geraram maior debate na imprensa internacional. Os apresentadores fazem a leitura e tradução das manchetes, explicam brevemente o conteúdo de cada a matéria e, em seguida, discutem os temas.

Jeferson comenta sobre o que esse olhar para a mídia estrangeira pode trazer para o ouvinte brasileiro. “Nós fazemos uma leitura dos principais veículos de noticiário internacional para entender como a imprensa enxerga os acontecimentos, quais deles ganham destaque e como são retratados. Abordamos alguns assuntos que não têm muita repercussão por aqui, mas também temas que aparecem na imprensa nacional, o que nos permite comparar o tipo do tratamento que foi dado”, declara o professor.

O programa In The News vai ao ar, ao vivo, às quintas-feiras, às 17h30, no site da Rádio Uninter, com reprise às sextas, 11:30. Todos os programas são convertidos em podcast e ficam disponíveis no site da emissora e também no Mixcloud.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *