Professores relatam crescimento após Jornada Acadêmica

(Foto: Reitor do Centro Universitário UNINTER fala na Jornada Acadêmica – Crédito: Gabriel Rodrigo Sestrem)

De 17 de janeiro e 1º de fevereiro, os professores dos cursos presenciais do Centro Universitário UNINTER participaram da Jornada Acadêmica. Durante as oficinas, foram abordados várias temáticas, dentre elas: planejamento de ensino, habilidades e competências, utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em sala de aula, técnicas de ensino, processo avaliativos, uso da internet na educação, relacionamento entre professor e aluno. Confira a seguir, depoimentos de alguns professores sobre o evento:

“A questão da indisciplina na sala de aula é um aspecto que, com características correspondentes a cada faixa etária,  atinge os diferentes níveis de ensino. Assim, discutir esta temática no ensino superior é, além de importante, necessário. A palestra da professora Jussara nos auxiliou a perceber este aspecto que interfere na prática docente, a partir de diferentes perspectivas. Em especial, destaco a necessária reflexão sobre a relação entre a indisciplina e a organização do processo de ensino, envolvendo a possibilidade de  atenção e respeito dos alunos a partir das escolhas da forma de abordagem do conhecimento e das técnicas metodológicas adequadas”.
Professora Claudia Mara (Coordenadora do curso de Pedagogia) sobre a palestra “(in)Disciplina em sala de aula”, proferida pela professora  Jussara R. Finatti no dia 28 de janeiro.

“A oficina Diversificação de Técnicas de Ensino foi de fundamental importância para que os professores consigam promover um melhor entendimento dos conteúdos das disciplinas, por parte dos alunos. A utilização de várias técnicas tornam as aulas mais interessantes, mais participativas e até mesmo mais divertidas, pois elimina aquele tédio de uma aula sempre igual”.
Professor Silvio Persona Filho sobre a palestra Diversificação de Técnicas de Ensino, ministrada pela professora Edna Prigol no dia 22 de janeiro.

“Com a oficina Diversificação de Técnicas de Ensino, refleti as técnicas que posso aplicar, troquei experiências com os demais professores e conheci novas técnicas que posso adaptar e utilizar. Foi uma troca de experiência muito boa e uma reflexão que ajuda a repensar no novo semestre que se inicia”.
Professora  Aline Purcote sobre a palestra Diversificação de Técnicas de Ensino, ministrada pela professora Edna Prigol no dia 22 de janeiro.

“O objetivo da Jornada Acadêmica foi  contribuir para a formação continuada dos docentes do Centro Universitário UNINTER e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de planejamento coletivo das atividades de cada curso para o primeiro semestre de 2013. As discussões nas diversas oficinas, palestras e reuniões de trabalho foram de grande valia para a contínua melhoria da qualidade do ensino oferecido em nossa instituição.  Gostaria de agradecer a todos aqueles que colaboraram para a organização e realização das atividades, assim como também aos professores, pela sua rica e profícua participação”.
Professora Inge R. F. Suhr (Coordenadora Pedagógica/Educação Corporativa) sobre a Jornada Acadêmica.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *