Professores do UNINTER fazem monitoramento das eleições

Os professores do curso de Ciência Política, Doacir Quadros e Luiz Domingos, estão trabalhando no monitoramento das eleições 2014 com um grupo de alunos do Centro Universitário Internacional UNINTER.

O projeto de pesquisa tem como objetivo buscar informações que justifiquem o tempo superior que alguns candidatos a deputado estadual do Paraná possuem em relação aos demais durante o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. A Lei eleitoral nº 9.504/97 prevê que a divisão do horário reservado seja entre os partidos e as coligações, e não entre os candidatos. De acordo com Domingos, a desigualdade pode ser atribuída às estratégias adotadas pelos partidos. “Acreditamos que a ligação da ‘estratégia partidária’ e ‘perfil dos candidatos’ possa explicar como o tempo na televisão é distribuído entre os candidatos”, analisa o professor.

Os alunos e professores estão analisando informações como o perfil do candidato, sexo, profissão, partido e carreira política através da televisão e das redes sociais. As primeiras informações serão divulgadas próximo ao primeiro turno das eleições, em sites especializados e nos meios de comunicação que possuam interesse no tema. O professor informa que, assim que o material estiver consolidado, vai ser disponibilizado para acesso público, por meio de congressos, encontros especializados, artigos científicos e na imprensa paranaense.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *