Professores debatem a violência contra animais no Dezembro Verde

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de desamparo no Brasil. O alto número acende o debate sobre a saúde e o bem-estar de animais no mês conhecido como Dezembro Verde.

O nome remete à campanha de conscientização realizada em vários municípios do Brasil no mês de dezembro, que tem como foco combater o abandono e os maus-tratos contra animais.

Atualmente, o projeto de lei 6404/ 2019, ainda em votação no senado, busca instituir a data nacionalmente. Segundo o projeto, o dezembro verde tem como objetivo conscientizar a população, dar visibilidade ao tema e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais.

O debate acerca do tema ganha mais força a cada dia, não só pela legislação, mas pela conscientização. A professora do curso de Medicina Veterinária da Uninter Poliana Vicente de Souza alerta que não podemos nos atentar somente ao abandono em si, mas também, a outras formas de violência.

“Os maus tratos, o acúmulo ou qualquer forma de não preservação do bem-estar animal também são considerados violência”, explica.

Os alertas quanto à violência animal bateram recordes nos últimos anos. O abandono de animais cresceu 70% durante a pandemia de coronavírus, segundo dados da ONG Ampara Animal.

O professor da Uninter Paulo Felipe Izique Goiozo ressalta que o abandono de animais está atrelado principalmente à falta de planejamento e à irresponsabilidade com o processo de adoção. Lembrando que o ato é considerado crime previsto no Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

 

 

O alto número de abandonos de animais pelo país torna o tema uma questão de saúde pública. É um desafio para o governo, que busca incentivar políticas públicas como a castração como método de controle e a adoção consciente.

Infelizmente, não são muitas as informações disponíveis sobre o tema. Poliana Vicente critica a dificuldade de termos panoramas gerais da situação devido à falta dados e estudos sobre a violência.

“Estudos ainda são muito escassos. Isso dificulta todo o trabalho, porque onde tem informação e conhecimento, tem menos maus tratos e abandono”, afirma.

O combate ao abandono e aos maus tratos requer uma conscientização da sociedade como um todo, e não só do poder público. Os professores da Uninter ressaltam que o cuidado social também beneficia a saúde e o bem-estar animal, pois animais de instrutores em vulnerabilidade social também sofrem dessa vulnerabilidade

Caso tenha conhecimento de maus tratos com animais, disque 190 ou procure uma Delegacia de Polícia.

O Dezembro Verde foi tema da liva “Combate ao Abandono de Animais”, exibida pela Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU) em 1° de dezembro.

Juntos, professores do curso de Medicina Veterinária da Uninter debateram os impactos da violência contra animais e quais a melhores alternativas para melhorar esse cenário.

Assista à live pelo canal de Youtube da Escola Superior de Saúde Única da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *