Professora da UNINTER é coautora de livro de ficção histórica contemporânea

Com objetivo de discutir análises, teorias e obras de criação referentes ao tema de ficção histórica contemporânea, o grupo de Pesquisas e Estudos sobre Ficção Histórica no Brasil, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançará no dia 13 de maio, durante a XVIII Semana de Letras da UFPR, o livro Ficções contemporâneas: história e memória.

A obra é uma compilação de textos desenvolvidos pela equipe, que é composta por professores de várias instituições de ensino superior de Curitiba. O livro é dividido em nove capítulos, cada um escrito por um integrante do grupo.

Segundo Gisele Cruz, professora dos cursos de Pedagogia e Letras da UNINTER, o livro divulga o trabalho do grupo e contribui com discussões pertinentes ao campo da literatura e do trato com o material ficcional.

Autora do capítulo Damiana – ponte e margem: ficção e historicidade na trajetória de uma heroína caiapó, Gisele destaca que em parte dessa produção, há a recorrência do discurso memorialístico. “O capítulo apresenta as estratégias de atuação e afirmação social da mulher na narrativa de ficção histórica brasileira”, explica.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *