Professora Kauana é reconhecida pela sua atuação inclusiva

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Quando o professor tem a sensibilidade de adaptar a docência à realidade de cada estudante, o resultado é transformador para a sociedade. A fim de valorizar os professores que fazem a diferença em favor da inclusão, no dia 25 de novembro, ocorreu a entrega do 17º Prêmio Professor Inclusivo no campus da Uninter Divina Providência.

A partir da escolha dos próprios estudantes, a homenageada desta edição foi a professora do curso de Direito Kauana Kalache, que foi reconhecida pelas aulas e materiais inclusivos, além do bom relacionamento com os estudantes.

Mestre em Direito pela Universidade da Califórnia, ela ingressou no quadro de docentes da  Uninter em 2022, e atualmente leciona para a graduação em Direito e os cursos pós-graduação em Direito da Uninter.

Para a professora Kauana, a inclusão é um movimento muito natural, porque sempre teve pessoas em sua família que tinham algum tipo de necessidade especial. “Isso acontece no meu dia a dia. Acompanho muito de perto as ações no sentido da gente tornar o mundo para todos de fato. Incomoda demais conviver em locais, pessoas em que a gente percebe que não é todo mundo que tem acesso, condições de transitar intelectualmente ou fisicamente e quero fazer parte dessa mudança”, relata a docente.

“Quero ser um agente transformador. Puxar para perto, que o mundo seja diferente, para que isso aconteça no meu dia a dia, é esse carinho e vontade que fazem a diferença”, conclui Kauana.

O momento de entrega do prêmio teve a presença do reitor do Centro Universitário Internacional Uninter Benhur Gaio, a diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança Débora Veneral, a coordenadora do curso de Direito Tiemi Saito e a equipe do SIANEE.

Ações de inclusão

O prêmio Professor Inclusivo é uma iniciativa do Setor de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE), com objetivo de valorizar docentes que melhor se adaptam para incluir alunos no processo de aprendizagem.

A honraria reconhece professores que empregam métodos pedagógicos de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. A escolha dos docentes é realizada pelos próprios alunos que são auxiliados pelo SIANEE que atribuem uma nota de desempenho geral, considerando um conjunto de elementos: aulas acessíveis, material didático acessível e bom relacionamento com os estudantes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *