CONGRESSO

Professor da Uninter integra comitê de evento internacional

O professor Frank Coelho de Alcantara, 54 anos, vai integrar a comissão organizadora do 10º Congresso Internacional de Computação e Telecomunicações (COMTEL), a ser realizado de 17 a 19 de outubro em Lima, no Peru. O evento é preparado pela faculdade de Engenharia de Sistemas, Computação e Telecomunicações (FISCT), na Universidad Inca Garcilaso de la Vega. “É um dos maiores congressos da América do Sul nessa área”, diz o professor.

Conselheiro do Instituto de Engenharia do Paraná, Frank é engenheiro eletrônico, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Desde 2016 leciona nos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Uninter.

No congresso, Frank avaliará 30 projetos científicos e atuará como revisor dos artigos. Além disso, a banca examinadora terá 30 participantes de seis países. “É a oportunidade de conhecer e saber o que está acontecendo no mundo inteiro. É uma boa troca de informação e de conhecimento”, diz. Ele já participou do seminário nas edições de 2015 e 2016. Até o momento são três brasileiros convidados nesse ano para fazer parte da equipe de avaliação. Da troca de informações de conhecimento científico poderão surgir novas possibilidades de pesquisas.

O coordenador da Escola de Engenharia da Computação, Edson Ferlin, avalia que a participação no evento contribui para um maior destaque para os cursos de engenharia da Uninter. “A questão da representatividade é importante, dando maior visibilidade para o curso de Engenharia da Computação, de Engenharia Elétrica e para a instituição”, diz. O convite para integrar a banca examinadora do congresso atesta o prestígio dos cursos da Uninter mesmo antes de formar a sua primeira turma.

Esse congresso é considerado um dos mais sólidos, da área de computação telecomunicação, robótica, cibersegurança e computação quântica na América Latina. Os trabalhos são voltados para a pesquisa científica, acadêmica e profissional. O COMTEL é uma competição de nível mundial, que tem como objetivo criar novas soluções e conhecimentos para empresas e governos. “Ele ainda não concorre com os congressos americanos e europeus, mas está no caminho”, afirma Frank. Estados Unidos, Europa e China possuem congressos maiores, mas o COMTEL já começa a aparecer no cenário mundial.

O local do evento, a Universidad Inca Garcilaso de la Vega, foi criada em 1964 e tem mais de 30 mil alunos, espalhados por 13 faculdades. Uma delas é a Faculdade de Engenharia de Sistemas, Computação e Telecomunicações. O grupo de professores da instituição peruana será responsável pelos três dias que acontece o evento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *