Prêmio RSU 2022: Escolas Superiores campeãs são reveladas

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

As escolas superiores da Uninter registraram quase 1,8 mil ações de Responsabilidade Social Universitária (RSU) em 2022. Isso, só do que foi inscrito para o Prêmio RSU 2022. A premiação é uma realização IBGPEX, Instituto de responsabilidade socioambiental do centro universitário, em parceria com a Escola de Polos.

Em uma cerimônia no auditório do campus Garcez da Uninter, na tarde de 4 de setembro, as três primeiras colocadas foram reveladas para diretores, coordenadores e professores presentes. A escola campeã e que mais somou pontos, com 1.257 ações inscritas e 7.782 pontos, foi a Escola Superior Politécnica, seguida da Escola Superior de Saúde Única (162 ações inscritas e 1716 pontos) e da Escola Superior de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (204 ações inscritas e 944 pontos).

“O prêmio veio coroar o êxito de uma equipe de colaboradores totalmente engajada e cientes da importância de cada um perante a sociedade que representamos. Ficaram altamente motivados para continuar nessa caminhada que torna a Uninter uma instituição socialmente engajada, justa e responsável”, garante o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira.

A pontuação da premiação em cada ação inscrita leva em consideração as evidências apresentadas na hora do cadastro, como fotos, links de divulgação e listas de presença, que podem chegar a 10 pontos. A partir de 20 ações inscritas, todas com as devidas evidências, a escola recebe o certificado de participação. A partir de 50 ações, o selo digital e o certificado. E a partir de 90 ações, leva ainda a placa de reconhecimento.

Gerente de projetos sociais no IBGPEX, Rosemary Suzuki, diz que “é sempre uma alegria falar desse projeto”, já que, mais do que incentivar a realização de ações, o Prêmio RSU visa reconhecer muito do que já é feito e, muitas vezes, não é registrado ou evidenciado com a inscrição na premiação.

“Sabemos que estamos em uma empresa socialmente responsável, que temos polos muito cientes também de seu papel na sociedade. Hoje o meu desejo é que a gente consiga aumentar esse número cada vez mais, que registrem aquilo que já realizam”, salienta Rosemary.

O prêmio busca reconhecer e dar visibilidade para ações realizadas pelas escolas superiores e polos de apoio presencial (PAPs) da instituição. Dessa forma, tem o intuito de fomentar e conscientizar sobre a RSU, “promovendo a defesa, propagação de valores e princípios humanos baseados na democratização do conhecimento, na liberdade do gênero humano, na fraternidade, na moral, na ética, na garantia dos direitos humanos, na democracia e em outros valores universais”.

“A responsabilidade social não pode ser vista como moeda de troca, para atender uma determinação governamental, como se via no passado. Na nossa empresa, tem um valor muito importante por trás. É um trabalho muito valioso que a nossa instituição de ensino superior faz com muita competência, através das ações dos coordenadores, professores, tutores e times. Eu cito em uma das minhas obras que a empresa tem que ser socialmente justa e ambientalmente responsável”, declara o pró-reitor de Graduação, Rodrigo Berté.

O reitor da Uninter, Benhur Gaio, destaca que, embora o IBGPEX tenha autonomia dentro da estrutura organizacional da instituição, a reitoria, a pró-reitoria e escolas superiores têm uma importante contribuição nesse movimento. Principalmente na construção de evidências que mostram para o Ministério da Educação (MEC) todo o trabalho desenvolvido na área, “com um braço social muito forte.”

“Vamos precisar muito desse trabalho do IBGPEX e vamos envolver muito as escolas que têm muito a oferecer para a comunidade curitibana, paranaense e brasileira”, conclui o vice-reitor da Uninter e presidente do IBGPEX, Jorge Bernardi.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Nayara Rosolen


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *