Por que é tão importante fazer a prova do Enade

Autor: Nayara Rosolen e Matheus Pferl - Estagiários de Jornalismo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), adiado no último ano, acontece no dia 14 de novembro de 2021. Neste ciclo, participam 24 cursos entre bacharéis, licenciaturas e segundas licenciaturas da Escola Superior de Educação (ESE) e três cursos tecnólogos da Escola Politécnica da Uninter.

O bom desempenho dos estudantes contribui não apenas para a boa avaliação dos cursos e, consequentemente, para a carreira dos formandos, mas também para o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição. O centro universitário está há dois anos na liderança entre as principais concorrentes de educação a distância, com nota 4 no IGC.

Realizam a avaliação os estudantes concluintes em todas as modalidades de ensino. Nos cursos de bacharelados e licenciaturas, devem ter cursado 80% ou mais, com previsão de conclusão até julho de 2022. Já para os cursos tecnólogos, devem ter 75% ou mais da carga horária cursada, com previsão de conclusão até dezembro de 2021. Estudantes que colam grau até 29.ago.2021, data de retificação das inscrições, não realizam a prova.

O professor Anderon Makioszeki, coordenador-geral do Enade na Uninter, afirma que a prova “não é só uma avaliação de cursos, envolve o desempenho dos estudantes e a avaliação institucional”. Isso porque a participação no processo do Enade representa 70% do Conceito Preliminar de Cursos (CPCs) da instituição.

Nesta porcentagem, estão incluídos o preenchimento do questionário do estudante, a realização da prova e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), em que são comparadas as notas do Enem e Enade realizados pelos estudantes, para analisar o progresso de conhecimento que obtiveram na graduação. Os CPCs de todos os cursos resultam na nota do IGC que a Uninter recebe.

“Todos esses resultados servem como um plano de ação de melhoria para a instituição, para os cursos e até a aprendizagem como um todo dos estudantes”, garante Anderon. Além disso, as avaliações também contam para que sejam liberados programas como o FIES e o Prouni para os estudantes, assim como os programas de mestrado e doutorado da instituição.

Cristiane Bolsi, que também atua na coordenação do Enade, lembra que a realização de todas as etapas da avaliação é fundamental para que os estudantes não fiquem irregulares perante o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Caso contrário, só podem receber o diploma da graduação no próximo ano.

“Imagine que o estudante precise do diploma para ser promovido ou porque passou em um concurso, ele não recebe, a gente não pode dar essa documentação de jeito nenhum. Ele vai ter que esperar praticamente um ano, até o Inep regularizar automaticamente”, salienta Cristiane.

Da mesma forma, Anderon diz que ter no currículo um curso bem avaliado, pode ser decisivo para conquistar uma vaga de emprego. “A nota é importante para o mercado de trabalho. Um curso que tira uma nota boa é bem visto. Se comparar com outro candidato, vão dar prioridade para um curso que teve maior nota. E não só na esfera privada, mas na esfera pública também. A gente sabe que o curso precisa ter uma nota maior para obter até o certificado profissional, dependendo do tipo de profissão”, afirma.

Por isso, a importância de seguir todas as etapas corretamente e fazer uma boa prova, em busca do melhor desempenho. O coordenador ainda salienta que o Enade é realizado por meio de um trabalho conjunto, não só da coordenação da avaliação na Uninter, mas também das coordenações de curso, as Escolas Superiores, os professores, a central de mediação acadêmica (CMA), o marketing, a logística, a secretaria.

“É todo um processo, que a gente poderia dizer holístico, em que cada um participa, porque é bem extenso e complexo, tem uma série de particularidades que tem que tomar cuidado. A gente tem sempre que ficar atento às informações, dar conta de todas essas datas para cumprir com exatidão e não ficar nada para trás, para cumprir com o que a própria lei exige”. Sendo assim, todos os prazos também devem ser cumpridos com rigor pelos estudantes, já que não existe possibilidade de prorrogação, caso percam.

Bolsa de pós para estudantes acima da média

Para os estudantes que forem avaliados com uma nota igual ou superior à média nacional referente ao curso, a Uninter concede uma bolsa integral de pós-graduação lato sensu EAD. Esse processo deve ocorrer após a divulgação do boletim, realizada pelo Inep. O estudante deve solicitar por meio do atendimento online do AVA, com comprovação da nota obtida, já que a instituição não possui acesso às notas individuais.

“Não tem limite de bolsa, todo aluno que tirou uma nota boa e fez uma solicitação dentro do prazo, vai ser contemplado”, garante Cristiane. Os candidatos podem conferir todo o regulamento de concessão de bolsas no edital, disponível para livre acesso.

Rogério Franzini, egresso do curso de Filosofia no polo de São Bernardo do Campo (SP), concluiu a graduação na Uninter em 2017. Na época, o então estudante se preparou com todo o material de capacitação disponibilizado pela instituição e realizou a prova do Enade. Rogério foi um dos avaliados acima da média e em seguida iniciou a pós-graduação em Metodologia de Ensino Religioso, que considera “uma matéria importante, que poucos conhecem a finalidade real, de discorrer sobre o fenômeno religioso”.

O conhecimento adquirido por mais essa oportunidade foi fundamental para novas possibilidades na carreira profissional. “Me esforcei bastante. Isso me possibilitou entrar em duas grandes redes de educação e em uma outra terceira escola, que eu leciono justamente a filosofia e itinerário formativo na área de ética e cidadania. Foi muito significativo para mim, sou muito grato à Uninter pela oportunidade e deixo aqui a minha declaração da importância de levar a sério esse exame nacional. Boa sorte e bons estudos”, conclui o profissional.

Tanto a instituição, quanto o estudante, podem colher benefícios de um bom desempenho na prova. Portanto, este é um desafio que precisa ser encarado com seriedade.

Prazos e procedimentos

Os estudantes habilitados para a avaliação foram inscritos pelos coordenadores de curso até o último dia 8 de agosto. Estes, então, podem solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2021. O questionário do estudante, insumo obrigatório da avaliação para que não fique irregular, deve ser respondido entre os dias 30 de agosto e 13 de novembro, véspera da prova.

Anderon diz que os graduandos devem responder a 60 questões. Uma capacitação é disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para orientar os polos e os estudantes sobre o preenchimento do questionário.

“A gente não pode dizer ‘assinale tal’, não. A gente tem que orientar o que quer dizer a questão, se a instituição disponibiliza, o que é isso que o Inep está perguntando. Aí fica muito mais claro para o polo e para o estudante que vai preencher esse questionário. E detalhe: o estudante precisa preencher 100% do questionário para não ficar irregular”, salienta Anderon.

Assim como os estudantes que concluem a graduação até o dia 29 de agosto, aqueles que realizam os cursos em um polo da Uninter no exterior são desobrigados a fazer a prova. Entretanto, alunos de polos estrangeiros ainda precisam responder ao questionário para não ficarem irregulares no sistema.

No dia 14 de novembro, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. Os estudantes têm quatro horas para finalizar a avaliação, das 13h30 às 17h30, horário de Brasília (DF). O ensalamento é realizado pelo Inep e divulgado no dia 1º de novembro.

Todos os estudantes realizam a prova na cidade onde estão matriculados, mas existe a possibilidade de alteração do local, por meio de um pedido do coordenador de curso, para aqueles vinculados a um curso de educação a distância ou que estejam em mobilidade acadêmica. Esse procedimento deve ser realizado entre os dias 19 de julho e 31 de agosto.

O resultado de todo o processo de avaliação é divulgado no dia 31 de agosto de 2022. E a regularização dos estudantes por ato do Inep se dá no dia 1º de setembro de 2022. O edital completo, com todas as datas e ações a serem realizadas, pode ser acessado neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen e Matheus Pferl - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *